Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/9285
Author(s): Borges, V.
Faria, I.
Date: 2015
Title: Jovens, formação e mercados artísticos: estudos no Brasil e em Portugal
Number: 30
Pages: 42 - 54
ISSN: 1645-0639
DOI (Digital Object Identifier): 10.7749/citiescommunitiesterritories.jun2015.030.art04
Keywords: Arte
Formação
Mercados artísticos
Juventude
Abstract: O objetivo do artigo é discutir os processos de formação, profissionalização e inserção social dos jovens no mercado artístico da cidade de Salvador, na Bahia, e comparar as conclusões preliminares desse estudo com uma pesquisa anterior, realizada em contexto português, junto de mais de uma centena de jovens artistas. Os dados analisados mostram que nos dois contextos, entre Portugal e o Brasil, os cenários das artes têm mobilizado sonhos e expectativas entre os mais jovens. As instituições oferecem mais cursos nas áreas artísticas, mas tal oferta de formação e a sua procura por parte dos alunos tem contrastado com os elevados níveis de “desligamento”, no caso de Salvador, e de desilusão, no caso português, durante o período de formação e inserção destes jovens, agenciadores de mudança no mercado de trabalho.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
9049-Article Text-25864-1-10-20160502_com Ivan faria.pdfVersão Editora364,13 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.