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http://hdl.handle.net/10071/9137
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Title: Using sport marketing to reach consumers
Authors: Jovanović, Bojan
Orientador: Conceição, Henrique
Keywords: Sport marketing
Sponsorship
Brand awareness
Purchase decision
Sponsorship recognition
Marketing desportivo
Patrocínio
Reconhecimento da marca
Decisão de compra
Reconhecimento de patrocínio
Issue Date: 2014
Citation: JOVANOVIĆ, Bojan - Using sport marketing to reach consumers [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9137>.
Abstract: Sport marketing, especially sponsorship is of great importance since it is a part of a promotional mix that supports the interest of the company by associating it with a specific player, team or event. Moreover, sponsorship may be the major or only marketing effort for some companies whereby it is important to consider it as a powerful option when deciding upon marketing tools. The purpose of this thesis is therefore to provide a better understanding of sport marketing with great focus on sport sponsorship. In order to reach this purpose, the study provide a better understanding of sport marketing mix and a sport sponsorship as a most effective and most used tool. Theoretical part of the study is based on existing academic publications about sport marketing mix, promotion of sport marketing and sports sponsorship. This study was investigated by conducting a various research strategies in the course of compiling a final research document. These strategies included sending out by electronic way questionnaires to a wide number of random people in order to get as much different opinions is possible. The analysis of the data was performed through quantitative data analysis methods. The research provided the framework to investigate the effect of sponsorship awareness, corporate image and intention to purchase sponsor products. The main findings of the research are that sport sponsorship has a positive effect on sponsorship awareness and on corporate image. However, no significant positive effect was found of sport sponsorship on customer intention to purchase sponsor product.
No Marketing desportivo, o patrocínio assume um papel de extrema importância, uma vez que é uma parte de um "mix" promocional que suporta o interesse da empresa em associar-se a um determinado clube, jogador ou evento. Além disso, o patrocínio pode ser o maior ou o único esforço de marketing para algumas empresas, pelo que é ainda mais importante considerá-lo como uma forte opção ao decidir sobre ferramentas de marketing. O objetivo deste trabalho é, portanto, proporcionar um melhor entendimento do marketing desportivo, com grande foco no patrocínio desportivo. Para alcançar este objetivo, o trabalho procura explanar uma melhor compreensão sobre o marketing desportivo e o patrocínio desportivo como a ferramenta mais usada e mais eficaz. A parte teórica do trabalho é baseada em publicações académicas existentes sobre marketing desportivo, promoções de marketing desportivo e patrocínios desportivos. Este estudo foi feito através da realização de várias estratégias de pesquisa com o propósito da elaboração de um documento final de pesquisa. Estas estratégias incluíram o envio de questionários eletrónicos para um grande número de pessoas aleatórias, a fim de obter o máximo possível de respostas diferentes. A análise dos dados foi realizada através de métodos de análise de dados quantitativos. A pesquisa forneceu a estrutura para o estudo do efeito da perceção do patrocínio, a imagem corporativa e a intenção de comprar produtos de patrocinadores. As principais conclusões do estudo provam que o patrocínio desportivo esta positivamente correlacionado com a perceção do cliente sobre o respetivo patrocínio e na imagem da empresa. No entanto, nenhum efeito positivo significativo foi encontrado sobre a intenção de compra de produtos do patrocinador pelo cliente.
Description: Project (Descriptive Study) submitted as partial requirement for the conferral of Master in Marketing / JEL-M310 - MarketingJEL- M390 - Marketing and Advertising- Other
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/9137
Thesis identifier: 201053187
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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Bojan Jovanovic - Using sport marketing to reach consumers.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open


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