Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/9137
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorConceição, Henrique-
dc.contributor.authorJovanović, Bojan-
dc.date.accessioned2015-06-29T13:37:10Z-
dc.date.available2015-06-29T13:37:10Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-12por
dc.identifier.citationJovanović, B. (2014). Using sport marketing to reach consumers [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/9137pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/9137-
dc.description.abstractSport marketing, especially sponsorship is of great importance since it is a part of a promotional mix that supports the interest of the company by associating it with a specific player, team or event. Moreover, sponsorship may be the major or only marketing effort for some companies whereby it is important to consider it as a powerful option when deciding upon marketing tools. The purpose of this thesis is therefore to provide a better understanding of sport marketing with great focus on sport sponsorship. In order to reach this purpose, the study provide a better understanding of sport marketing mix and a sport sponsorship as a most effective and most used tool. Theoretical part of the study is based on existing academic publications about sport marketing mix, promotion of sport marketing and sports sponsorship. This study was investigated by conducting a various research strategies in the course of compiling a final research document. These strategies included sending out by electronic way questionnaires to a wide number of random people in order to get as much different opinions is possible. The analysis of the data was performed through quantitative data analysis methods. The research provided the framework to investigate the effect of sponsorship awareness, corporate image and intention to purchase sponsor products. The main findings of the research are that sport sponsorship has a positive effect on sponsorship awareness and on corporate image. However, no significant positive effect was found of sport sponsorship on customer intention to purchase sponsor product.por
dc.description.abstractNo Marketing desportivo, o patrocínio assume um papel de extrema importância, uma vez que é uma parte de um "mix" promocional que suporta o interesse da empresa em associar-se a um determinado clube, jogador ou evento. Além disso, o patrocínio pode ser o maior ou o único esforço de marketing para algumas empresas, pelo que é ainda mais importante considerá-lo como uma forte opção ao decidir sobre ferramentas de marketing. O objetivo deste trabalho é, portanto, proporcionar um melhor entendimento do marketing desportivo, com grande foco no patrocínio desportivo. Para alcançar este objetivo, o trabalho procura explanar uma melhor compreensão sobre o marketing desportivo e o patrocínio desportivo como a ferramenta mais usada e mais eficaz. A parte teórica do trabalho é baseada em publicações académicas existentes sobre marketing desportivo, promoções de marketing desportivo e patrocínios desportivos. Este estudo foi feito através da realização de várias estratégias de pesquisa com o propósito da elaboração de um documento final de pesquisa. Estas estratégias incluíram o envio de questionários eletrónicos para um grande número de pessoas aleatórias, a fim de obter o máximo possível de respostas diferentes. A análise dos dados foi realizada através de métodos de análise de dados quantitativos. A pesquisa forneceu a estrutura para o estudo do efeito da perceção do patrocínio, a imagem corporativa e a intenção de comprar produtos de patrocinadores. As principais conclusões do estudo provam que o patrocínio desportivo esta positivamente correlacionado com a perceção do cliente sobre o respetivo patrocínio e na imagem da empresa. No entanto, nenhum efeito positivo significativo foi encontrado sobre a intenção de compra de produtos do patrocinador pelo cliente.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSport marketingpor
dc.subjectPatrocínio -- Sponsorshippor
dc.subjectBrand awarenesspor
dc.subjectPurchase decisionpor
dc.subjectSponsorship recognitionpor
dc.subjectMarketing desportivopor
dc.subjectPatrocínio -- Sponsorshippor
dc.subjectReconhecimento da marcapor
dc.subjectDecisão de comprapor
dc.subjectReconhecimento de patrocíniopor
dc.titleUsing sport marketing to reach consumerspor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201053187-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Marketing-
dc.subject.jelM310-
dc.subject.jelM390-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_bojan_jovanovic.pdf1,06 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.