Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/9059
Autoria: Chitas, Vanessa Sofia dos Santos
Orientação: Calheiros, Manuela
Data: 2014
Título próprio: Contributo para a validação do questionário de avaliação do mau trato, negligência e abuso sexual de Calheiros (2006)
Referência bibliográfica: CHITAS, Vanessa Sofia dos Santos - Contributo para a validação do questionário de avaliação do mau trato, negligência e abuso sexual de Calheiros (2006) [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9059>.
Palavras-chave: Mau trato a crianças
Negligência parental
Questionário de autorresposta
Qualidades psicométricas
Child maltreatment
Parental neglect
Self-report questionnaire
Psychometric properties
Resumo: O presente estudo tem como objetivo contribuir para a validação do questionário de avaliação do mau trato, negligência e Abuso Sexual de Calheiros (2006). Este é um instrumento aplicável a técnicos que trabalham diretamente com as referidas problemáticas, e que aborda de uma forma multidimensional o constructo do abuso através da avaliação da frequência e gravidade de cinco dimensões de parentalidade abusiva: Negligência Física, Mau Trato, Falta de Supervisão, Negligência Educacional e Abuso Sexual. Para levar a cabo este objetivo foram delineados três objetivos específicos. Em primeiro lugar procedeu-se à tradução para português do Modified Maltreatment Classification System de English e Investigadores da LONGSCAN (1997), para determinar a validade convergente do Questionário de Avaliação do Mau Trato, Negligência e Abuso Sexual de Calheiros (2006). Seguidamente foi determinada a fidelidade do questionário, via método teste-reteste, com duas semanas de intervalo entre aplicações e analisada a sua sensibilidade. A amostra deste estudo é constituída por 20 técnicos de Comissões de Proteção de Crianças e Jovens do Distrito de Setúbal. Os resultados permitem concluir, no que toca à validade convergente, que quatro das cinco dimensões em análise se encontram correlacionadas com as dimensões correspondentes (Negligência física, Mau trato psicológico, Falta de supervisão e Negligência educacional); que os índices de teste-reteste mostram uma boa estabilidade temporal da totalidade das dimensões em estudo; e por fim, que as avaliações que os técnicos fazem do mau trato e negligência são influenciadas pelo sexo e idade das vítimas e a idade da progenitora.
The purpose of this study is to contribute to the validation of the Child Maltreatment, Neglect and Sexual Abuse Evaluation Questionnaire by Calheiros (2006). This is an instrument used by workers of child protective services to assess the construct of child abuse in a multidimensional way: Physical Neglect, Maltreatment, Lack of Supervision, Educational Neglect and Sexual Abuse. To achieve this purpose, three specific goals were outlined. Firstly, the Modified Maltreatment Classification System by English and LONGSCAN Investigators (1997) was translated into Portuguese to evaluate the convergent validity of Child Maltreatment, Neglect and Sexual Abuse Evaluation Questionnaire by Calheiros (2006). Secondly, a two week test-retest was done to verify the reliability of the questionnaire and lastly it’s sensibility was measured. The two instruments were administrated to twenty child protective services workers of CPCJ (Child and Youth Protection Commissions) of the Setúbal district. Results indicate that five out of four dimensions of abuse are correlated with the correspondent ones (Physical Neglect, Psychological Maltreatment, Lack of Supervision and Educational Neglect); it also indicates that all dimensions show good levels of temporal consistency and that the assessment of maltreatment and neglect made by child protective workers are influenced by gender and age of the victims and their mother’s age.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado



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