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http://hdl.handle.net/10071/9048
Author(s): | Yan, Daniel Chang |
Advisor: | Dias, Eurico Brilhante |
Date: | 2014 |
Title: | Influência da cultura na seleção de mercados internacionais no sector alimentar |
Reference: | Yan, D. C.(2014). Influência da cultura na seleção de mercados internacionais no sector alimentar [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/9048 |
Keywords: | Cultura Seleção mercados Internacionalização Costume alimentar Cultura -- Culture Market selection Internationalization Produto alimentar -- Food product |
Abstract: | Cada povo tem os seus hábitos e os seus costumes, e isso é refletido nos hábitos
alimentares. Na forma como, quando e o que é que comemos. Então, para as empresas
que decidem explorar mercados internacionais, culturalmente diferentes do seu mercado
de origem, é essencial entender o impacto que essa diferença cultural terá no negócio.
Nesse sentido, este trabalho, procurar identificar fatores culturais que possam
influenciar a seleção de mercados internacionais no sector alimentar.
Na revisão da literatura sobre a seleção de mercados, vamos abordar os diferentes
perfis de mercado, a análise faseada, as aproximações que podemos fazer, e as dimensões
de análise. Relativamente à cultura começamos por definir o conceito cultural que
pretendemos abordar, exploramos as várias dimensões culturais de Hofstede (2010), e
desenvolvemos o conceito de distância cultural, revendo os modelos de Ghemawat
(2001), Blizzard (2002) e Drogendijk e Martin (2008). Por fim, particularizamos o
conceito cultural no sector alimentar e a respetiva distância.
Na conjugação dos conceitos revistos sugerimos um conjunto de proposições de
variáveis culturais fundamentais que possam influenciar a decisão de selecionar um
mercado em detrimento de outro. Estas variáveis são exploradas em entrevistas realizadas
com decisores da seleção de mercados internacionais, em empresas portuguesas no sector
alimentar.
Apesar do maior fator influenciador na seleção de mercados ser o fator
económico, encontramos, para o sector alimentar, uma grande influência da cultura na
necessidade de adaptar os produtos alimentares, devido aos diferentes hábitos e costumes
alimentares. Each people have their own habits and customs, and this is reflected in eating habits. How, when and what we eat. So for companies that decide to explore international markets, that are culturally different from its home market, it’s essential to understand the impact that cultural differences have on the business. So this work seeks to identify cultural factors influencing international food market selection. In literature review on market selection, we will address the different market profiles, a phase analysis, the approximations we can do, and analysis dimensions. About culture, we begin by defining cultural concept that we want to address, explore Hofstede (2010) cultural dimensions, and developed the concept of cultural distance by reviewing Ghemawat (2001), Blizzard (2002) and Martin and Drogendijk (2008) models. Finally we focus on food cultural concept and his respective distance. On combining revised concepts, we suggest a set of key cultural variables propositions that may influence decision makers to choose one market over another. These variables are explored in interviews with decision makers in international market selection of Portuguese food companies. Despite the most influential factor in market selection is economic factors, we find, for food industry, a major cultural influence on food products adaptation due to different dietary habits and customs. |
Degree: | Mestrado em Gestão |
Peerreviewed: | Sim |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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