Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/9048
Author(s): Yan, Daniel Chang
Advisor: Dias, Eurico Brilhante
Date: 2014
Title: Influência da cultura na seleção de mercados internacionais no sector alimentar
Reference: Yan, D. C.(2014). Influência da cultura na seleção de mercados internacionais no sector alimentar [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/9048
Keywords: Cultura
Seleção mercados
Internacionalização
Costume alimentar
Cultura -- Culture
Market selection
Internationalization
Produto alimentar -- Food product
Abstract: Cada povo tem os seus hábitos e os seus costumes, e isso é refletido nos hábitos alimentares. Na forma como, quando e o que é que comemos. Então, para as empresas que decidem explorar mercados internacionais, culturalmente diferentes do seu mercado de origem, é essencial entender o impacto que essa diferença cultural terá no negócio. Nesse sentido, este trabalho, procurar identificar fatores culturais que possam influenciar a seleção de mercados internacionais no sector alimentar. Na revisão da literatura sobre a seleção de mercados, vamos abordar os diferentes perfis de mercado, a análise faseada, as aproximações que podemos fazer, e as dimensões de análise. Relativamente à cultura começamos por definir o conceito cultural que pretendemos abordar, exploramos as várias dimensões culturais de Hofstede (2010), e desenvolvemos o conceito de distância cultural, revendo os modelos de Ghemawat (2001), Blizzard (2002) e Drogendijk e Martin (2008). Por fim, particularizamos o conceito cultural no sector alimentar e a respetiva distância. Na conjugação dos conceitos revistos sugerimos um conjunto de proposições de variáveis culturais fundamentais que possam influenciar a decisão de selecionar um mercado em detrimento de outro. Estas variáveis são exploradas em entrevistas realizadas com decisores da seleção de mercados internacionais, em empresas portuguesas no sector alimentar. Apesar do maior fator influenciador na seleção de mercados ser o fator económico, encontramos, para o sector alimentar, uma grande influência da cultura na necessidade de adaptar os produtos alimentares, devido aos diferentes hábitos e costumes alimentares.
Each people have their own habits and customs, and this is reflected in eating habits. How, when and what we eat. So for companies that decide to explore international markets, that are culturally different from its home market, it’s essential to understand the impact that cultural differences have on the business. So this work seeks to identify cultural factors influencing international food market selection. In literature review on market selection, we will address the different market profiles, a phase analysis, the approximations we can do, and analysis dimensions. About culture, we begin by defining cultural concept that we want to address, explore Hofstede (2010) cultural dimensions, and developed the concept of cultural distance by reviewing Ghemawat (2001), Blizzard (2002) and Martin and Drogendijk (2008) models. Finally we focus on food cultural concept and his respective distance. On combining revised concepts, we suggest a set of key cultural variables propositions that may influence decision makers to choose one market over another. These variables are explored in interviews with decision makers in international market selection of Portuguese food companies. Despite the most influential factor in market selection is economic factors, we find, for food industry, a major cultural influence on food products adaptation due to different dietary habits and customs.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: Sim
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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