Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/901
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Rui-
dc.date.accessioned2008-12-03T11:34:04Z-
dc.date.available2008-12-03T11:34:04Z-
dc.date.issued1993-09-
dc.identifier.issn0873-6529pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/901-
dc.description.abstractEste artigo interroga as escolas a partir das metáforas dos valores e das imagens que sustentam a sua percepção como objectos de conhecimento social. Utilizando alguns dos conceitos e operadores que têm permitido a renovação da sociologia das organizações, salienta as suas potencialidades na compreensão das duas questões centrais de um estudo realizado num estabelecimento do ensino secundário: a heterogeneidade cultural que o habita e as relações profissionais que o atravessam.pt-PT
dc.description.abstractThis article examines schools based on methaphors, values and images that illustrate how this style of thought underpins the development of schools as social objects. By using some of the ideas that renewed the sociology of organizations, it highlights its potencial in understanding the two central issues of a study carried out at a secondary school: cultural heterogeneity in it and professional relations within it.pt-PT
dc.description.abstractLe présent article analyse des écoles en regardant les métaphores, les valeurs e les images qui soutient sa perception en tant qu"objets de connaissance sociale: Sur la base de quelques concepts et de quelques opérateurs qui ont permis la rénovation de la sociologie des organisations, l"auteur fait ressortir leurs potentialités pour la compréhension des deux questions nucléaires d"une recherche dans un établissement de l"enseignement sécondaire: l"hétérogénéité culturel et les rapports professionnels dans les organisations scolaires.pt-PT
dc.description.abstractEste artículo pregunta a las escuelas a partir de las metáforas de los valores y de las imágenes que sustentan su percepción como objetos de conocimiento social. Utilizando alguno de los conceptos y operadores que han permitido la renovación de la sociología de las organizaciones, destaca sus potencialidades en la comprensión de dos cuestiones centrales de un estudio realizado en un establecimiento de enseñanza secundaria: la heterogeneidad cultural que lo habita y las relaciones profesionales que lo atraviesan.pt-PT
dc.format.extent1797145 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isoporpt-PT
dc.publisherCIES-ISCTE / CELTApt-PT
dc.rightsopenAccesspt-PT
dc.subjectEscolapt-PT
dc.subjectOrganizaçõespt-PT
dc.subjectCultura organizacionalpt-PT
dc.subjectIdentidade profissionalpt-PT
dc.subjectEnsino secundáriopt-PT
dc.subjectProjecto educativo de escolapt-PT
dc.subjectSchoolpt-PT
dc.subjectOrganisationspt-PT
dc.subjectOrganisational culturept-PT
dc.subjectProfessional identitypt-PT
dc.subjectSecondary schoolingpt-PT
dc.subjectSchool educational projectpt-PT
dc.titleEm busca de uma identidade perdida: o estudo qualitativo das culturas de escolapt-PT
dc.typearticle-
dc.paginationpp.105-126pt-PT
dc.publicationstatusPublicadopt-PT
dc.peerreviewedSimpt-PT
dc.journalSociologia, Problemas e Práticaspt-PT
dc.distributionInternacionalpt-PT
dc.numberNº14pt-PT
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
7.pdf1,76 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.