Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/8997
Author(s): Silva, Faviane Teixeira da
Advisor: Mozzicafreddo, Juan
Assis, Angelo Adriano Faria de
Date: 2014
Title: A avaliação da política pública de telecentros comunitários: Estudo de caso
Reference: Silva, F. T. (2014). A avaliação da política pública de telecentros comunitários: Estudo de caso [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8997
Keywords: Modernização do Estado
Estado-providência
Avaliação -- Evaluation
Políticas públicas -- Public politics
Inclusão digital
Inclusão social
Telecentros comunitários
TIC
Modernization of the state
Welfare state
Digital inclusion
Social inclusion
Community teleservice centres
ICT
Abstract: O presente estudo pretende analisar a política pública para a inclusão digital no Brasil, denominada Telecentros Comunitários. O seu objetivo é proporcionar o acesso às tecnologias digitais de informação e comunicação por cidadãos que, devido a restrições socioeconômicas, não têm o acesso. O tema é um relevante objeto de estudo, considerando o elevado incentivo às políticas sociais governamentais pela inclusão social, redução das desigualdades socioeconómicas e regionais através de programas públicos para a inclusão digital. Os Telecentros Comunitários são iniciativas de apoio a espaços públicos, comunitários e sem fins lucrativos, que oferecem acesso à infraestrutura de informática e telecomunicações. O perfil da população assistida são pessoas que não possuem computador ou serviço de Internet em casa ou noutro local de uso cotidiano, e/ou que frequentam os espaços de inclusão digital para a realização de atividades de desenvolvimento local em diversos sentidos: económico, social, cultural, educacional, científico, tecnológico, ambiental. É necessário observar os efeitos da política pública na utilização dos Telecentros, e nas práticas educacionais de inclusão digital através do acesso ao computador e da Internet. Como consequência da investigação, propõe-se a reflexão sobre a inclusão digital como um meio para transformação social da comunidade.
This study sets out to analyse public policy regarding digital inclusion community teleservice centres in Brazil. Their primary aim is to provide socio-economically disadvantaged people with access to digital information and communication technologies. This topic is viewed as particularly relevant due to the high degree of focus on public policies such as social inclusion and the reduction of socioeconomic and regional inequalities. Teleservice centres are initiatives that provide communities free access to computer and telecommunications infrastructure. Typical users are people who do not have everyday access to a computer or the Internet at home or beyond. Furthermore, they may make use of the teleservice centres to participate in a broad range of community development activities, which can be economic, social, cultural, educational, scientific, technological or environmental in nature. This study evaluates how public policy has affected the community´s use of the teleservice centres and improved users´ computer literacy through the provision of computers and Internet access. The main outcome of the research carried out is to consider digital inclusion as a means of social change.
Degree: Mestrado em Administração Pública
Peerreviewed: Sim
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_faviane_teixeira_silva.pdf
  Restricted Access
1,63 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.