Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/8960| Author(s): | Ramos, Maria Madalena Carlos |
| Advisor: | Abrantes, Paulo Costa, António Firmino da |
| Date: | 2003 |
| Title: | Matemática: a Bela ou o Monstro? Contributos para uma análise das representações sociais da matemática dos alunos do 9º ano de escolaridade |
| Reference: | RAMOS, Maria Madalena Carlos - Matemática: a Bela ou o Monstro? Contributos para uma análise das representações sociais da matemática dos alunos do 9º ano de escolaridade [Em linha]. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2003. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/8960>. |
| ISBN: | 978-989-732-575-5 |
| Keywords: | Matemática Representações sociais Alunos 9º Ano escolaridade |
| Abstract: | Quer na sociologia quer na psicologia social é actualmente pacificamente aceite que as vivências sociais estruturam e reeestruturam as representações sociais e, simultaneamente, são por elas estruturadas e reestruturadas. Assim sendo, é legítimo pensar que as representações sociais da matemática ocupam uma posição importante ao nível da aprendizagem e desempenho dos estudantes nesta disciplina. Propusemo-nos com este trabalho contribuir para a análise das representações sociais da matemática, instituindo em objecto de estudo os alunos do 9º ano a frequentarem escolas públicas do distrito de Lisboa. Tínhamos como hipóteses orientadoras deste estudo a existência real das representações sociais da matemática, sendo por isso possível a sua identificação; a sua estruturação interna em dimensões constituídas por conteúdos específicos, que legitimava uma análise dimensional; e a interpenetração das várias dimensões que justificava uma análise intra e inter-dimensional. A recolha de informação fez-se durante o ano de 2000 tendo-se optado por estratégias metodológicas complementares: uma de carácter qualitativo que se concretizou na realização de entrevistas de grupo e outra, quantitativa, que se traduziu na aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra representativa da população em estudo, cujos dados foram tratados informaticamente recorrendo para o efeito ao SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). À pergunta de partida (Matemática: a bela ou o monstro?) podemos responder, no fim do nosso trabalho, Matemática: a bela e o monstro. Com efeito, analisada a informação recolhida, aquilo que mais sobressai na relação dos alunos com a matemática é o sentimento de insegurança face ao seu elevado nível de dificuldade. Mas, mesmo para aqueles cujo convívio com a disciplina tem sido difícil, a importância da matemática e a sua utilidade são indiscutíveis. Utilidade esta que lhe advém do seu carácter instrumental, enquanto ferramenta que permitirá a obtenção de sucesso a nível escolar ou profissional mas, acima de tudo, enquanto motor de desenvolvimento pessoal e da sociedade. |
| Peerreviewed: | Sim |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | DMPS-TD - Teses de doutoramento |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TESE MADALENA RAMOS.PDF | 1,51 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












