Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/8960
Autoria: Ramos, Maria Madalena Carlos
Orientação: Abrantes, Paulo
Costa, António Firmino da
Data: 2003
Título próprio: Matemática: a Bela ou o Monstro? Contributos para uma análise das representações sociais da matemática dos alunos do 9º ano de escolaridade
Referência bibliográfica: RAMOS, Maria Madalena Carlos - Matemática: a Bela ou o Monstro? Contributos para uma análise das representações sociais da matemática dos alunos do 9º ano de escolaridade [Em linha]. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2003. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/8960>.
ISBN: 978-989-732-575-5
Palavras-chave: Matemática
Representações sociais
Alunos
9º Ano escolaridade
Resumo: Quer na sociologia quer na psicologia social é actualmente pacificamente aceite que as vivências sociais estruturam e reeestruturam as representações sociais e, simultaneamente, são por elas estruturadas e reestruturadas. Assim sendo, é legítimo pensar que as representações sociais da matemática ocupam uma posição importante ao nível da aprendizagem e desempenho dos estudantes nesta disciplina. Propusemo-nos com este trabalho contribuir para a análise das representações sociais da matemática, instituindo em objecto de estudo os alunos do 9º ano a frequentarem escolas públicas do distrito de Lisboa. Tínhamos como hipóteses orientadoras deste estudo a existência real das representações sociais da matemática, sendo por isso possível a sua identificação; a sua estruturação interna em dimensões constituídas por conteúdos específicos, que legitimava uma análise dimensional; e a interpenetração das várias dimensões que justificava uma análise intra e inter-dimensional. A recolha de informação fez-se durante o ano de 2000 tendo-se optado por estratégias metodológicas complementares: uma de carácter qualitativo que se concretizou na realização de entrevistas de grupo e outra, quantitativa, que se traduziu na aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra representativa da população em estudo, cujos dados foram tratados informaticamente recorrendo para o efeito ao SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). À pergunta de partida (Matemática: a bela ou o monstro?) podemos responder, no fim do nosso trabalho, Matemática: a bela e o monstro. Com efeito, analisada a informação recolhida, aquilo que mais sobressai na relação dos alunos com a matemática é o sentimento de insegurança face ao seu elevado nível de dificuldade. Mas, mesmo para aqueles cujo convívio com a disciplina tem sido difícil, a importância da matemática e a sua utilidade são indiscutíveis. Utilidade esta que lhe advém do seu carácter instrumental, enquanto ferramenta que permitirá a obtenção de sucesso a nível escolar ou profissional mas, acima de tudo, enquanto motor de desenvolvimento pessoal e da sociedade.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DMPS-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE MADALENA RAMOS.PDF1,51 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.