Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/8936
Author(s): Vaz, Ângela Sofia Rebelo
Advisor: Ferreira, Rui
Date: Jun-2014
Title: Inovação na indústria cosmética: modelos aplicados
Reference: VAZ, Ângela Sofia Rebelo - Inovação na indústria cosmética: modelos aplicados [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/8936>.
Keywords: Cosmética
Inovação
Spin-offs
Open-innovation
Cosmetics
Innovation
Spin-off
Abstract: A presente dissertação aborda o tema da inovação da indústria cosmética, identificando os tipos de inovação que as empresas do sector desenvolvem e o modelo de inovação que seguem. Pretende também, baseado em alguns indicadores utilizados para medição da inovação, posicionar as empresas estudadas em relação à sua alocação de recursos à inovação, número de patentes submetidas a aprovação e implicação da liderança e abertura a open-innovation. Aborda também a política de inovação em Portugal e as potencialidades de criação de spin-offs universitárias que forneçam inovação a empresas, designadamente às da indústria da cosmética. O estudo realizado é qualitativo e demonstra que há um modelo de open-innovation para desenvolvimento de inovação na indústria cosmética, sendo que esta estabelece parcerias com outras empresas ou universidades além de ter os seus próprios polos de investigação. Identifica também como as políticas seguidas pelos países a nível da inovação são determinantes para fomentar as parcerias entre as universidades e as empresas e a criação de spin-offs universitárias estando Portugal atrasado a este nível embora com progressos significativos. Os resultados fornecem também dados que originar pistas para trabalhos futuros como o estudo de todo o tecido universitário português no que diz respeito às colaborações com privados e levantamento de todas as spin-offs que existem e também sugerem alargar a caracterização do modelo de inovação da indústria cosmética a pequenas empresas.
This dissertation is on innovation for the cosmetic industry; it identifies types of innovation developed by companies in the sector and models of innovation followed. It further asserts, based on innovation indicators, the position of companies, subject to analysis in this study, with regards to their resource allocation to innovation, number of patents submitted, and implications on leadership and acceptance of open-innovation. The innovation policy in Portugal is also reviewed, namely the environment for the creation of university spin-offs to serve innovation at companies, specifically companies in the cosmetic industry. The study is qualitative; it establishes the practice of open-innovation by the cosmetic industry, which is launching partnerships amount companies or with universities together with its own research centers. It also identifies how the innovation policies enforced in different countries contribute for the development of partnerships among companies and universities, resulting in university spin-offs. Despite significant progress, Portugal is still lagging behind in this matter. The results devise data to be picked upon for future work namely, the study of the Portuguese university landscape regarding collaborations with privates, the study of all spin-offs established, and, also, the expansion of the innovation model to small companies in the cosmetic industry.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: Sim
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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