Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/8903
Author(s): Barroso, Célia Maria Ramos Serra Reis
Advisor: Teixeira, Nuno Reis
Date: Jun-2014
Title: Perfil, comportamentos, usos, atitudes e escolhas de consumo e bem-estar na população sénior portuguesa
Reference: BARROSO, Célia Maria Ramos Serra Reis - Perfil, comportamentos, usos, atitudes e escolhas de consumo e bem-estar na população sénior portuguesa [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/8903>.
Keywords: Seniores
Vida Ativa
Tablet
Tecnologia
Isolamento socia
Seniors
Active life
Technology
Social isolation
Abstract: A dissertação tem por objetivo analisar a relação dos seniores com mais de 65 anos, em Portugal, com as tecnologias, em particular perceber como a simplicidade do software e do hardware podem contribuir para a adesão ao produto Senior+. Desenvolveu-se uma análise qualitativa, com base numa entrevista semiestruturada, numa amostra de 77 pessoas, constituída por indivíduos que vivem sozinhos, residentes em Lares, e frequentadores de Centros de Dia e Universidades Seniores, na Grande Lisboa. Assim, tenta-se identificar os perfis de seniores e conhecer as suas motivações e interesses ligados ao uso das tecnologias por forma a compreender quais são os seus comportamentos, usos, atitudes e escolhas ao nível do consumo da tecnologia e do seu bem-estar. Em conclusão, faz-se uma análise comparativa dos perfis no segmento + 65 anos face às suas necessidades e aos fatores de sucesso do projeto Senior+, tal como uma segmentação dos diferentes estados da vida do sénior com + 65 anos em Portugal. São, ainda, identificados os influenciadores e as motivações e atitudes no consumo tecnológico, que levou à adaptação do modelo STAM ao projeto Senior+. Perceber, também, em como a simplicidade e a usabilidade da tecnologia Senior+ contribuiu para adesão dos seniores ao produto, ajudando para a sua inclusão na sociedade, e entender como este meio tecnológico pode apoiar na socialização desta geração e para a incrementação das relações intergeracionais.
Profile, behaviors, habits, attitudes, welfare and consumer's choices in Portuguese senior population. Dissertation pretends to analyze the relationship between people over 65 years and technologies, especially to understand how simplicity's of software and hardware can contribute to join the Senior+ product. It was developed a qualitative analysis, based on a semi-structured interview of 77 person's sample, living all alone or on nursing homes or regular customers of community centers and Senior Universities, all in the Great Lisbon. By this way, we try to identify the senior profiles and know their motivations and interests in the use of technologies in order to understand their behaviors, habits, attitudes and choices concerning technology use and their welfare level. In conclusion, it's done a comparative analysis of the profiles in the segment 65+ in relation to their needs and to the success factors of Senior+, such as a segmentation of the different states of life of the elderly in Portugal. The survey also identified the influencers and its motivations and attitudes in technology consumption and led to the adaptation of the STAM model to the Senior+ project. Also was tried to understand how simplicity on use of the Senior+ technology has convinced elderlies to get the product, contributing to their inclusion in society and realize how this device can contribute for the socialization of this generation and for the development of the intergenerational relationships.
Degree: Mestrado em Marketing
Peerreviewed: Sim
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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