Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/8818
acessibilidade
Title: Arquitetura e ficção: do cinema aos vídeo jogos
Authors: Cascais, Sofia Oliveira
Orientador: Pinto, Paulo Tormenta
Botelho, Helena
Keywords: Arquitetura
Cinema
Vídeo jogos
Cidades virtuais
Ficção
Architecture
Videogames
Virtual cities
Fiction
Issue Date: 2014
Citation: CASCAIS, Sofia Oliveira - Arquitetura e ficção: do cinema aos vídeo jogos [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/8818>.
Abstract: Este trabalho teórico tenta estabelecer uma ligação, através das cidades ficcionais, entre arquitetura, cinema e vídeo jogos. De modo a conseguirmos essa ligação, podemos usufruir da já existente cumplicidade entre arquitetura e cinema na criação e discussão dessas cidades, mas criando uma nova abordagem que procura interligar o mundo dos vídeo jogos. A relação entre cinema e vídeo jogos não é difícil de entender, mas o mesmo não acontece quando o fazemos entre arquitetura e vídeo jogos, embora ambos trabalhem na criação de espaço. Por isso, o que tentámos fazer foi explicar o porquê dessa conexão e a importância das novas cidades ficcionais, as cidades virtuais que existem no nosso dia a dia através do cinema e dos vídeo jogos. Haverá um entendimento da criação de cidades virtuais dos vídeo jogos, assim como a exploração de semelhanças entre o trabalho dos arquitetos e dos designers de vídeo jogos. Essa perceção será completa pela análise de alguns exemplos de cidades virtuais presentes tanto no cinema como nos vídeo jogos.
This theoretical work attempts to establish a connection between architecture, cinema and video games through the fictional cities. In order to accomplish that, we followed the existing connection between architecture and cinema in the creation and discussion of those cities but throughout a new approach in order to interconnect the video games world. The relation between cinema and video games isn't hard to understand, but the same doesn't apply when we do it with architecture and video games, though both work in the creation of space. So what we tried to do was to explain the reason that particular connection should exist and why it is so important to understand these new fictional cities, the same cities that exist in our everyday lives through cinema and video games. There will be also a comprehension of the design of the virtual cities of the video games as well as the exploration of the similarities between the work of an architect and the video game designer. That comprehension will be followed by some discussion trough some examples of virtual cities that exist today, both in cinema and video games.
Description: Mestrado integrado em Arquitetura
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/8818
Thesis identifier: 201084589
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Arquitetura e Ficção_do Cinema aos Video Jogos.pdf192.08 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.