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dc.contributor.advisorPinto, Paulo Tormenta-
dc.contributor.advisorBotelho, Helena-
dc.contributor.authorCascais, Sofia Oliveira-
dc.date.accessioned2015-04-15T14:24:39Z-
dc.date.available2015-04-15T14:24:39Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-11por
dc.identifier.citationCascais, S. O.(2014). Arquitetura e ficção: do cinema aos vídeo jogos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8818pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/8818-
dc.description.abstractEste trabalho teórico tenta estabelecer uma ligação, através das cidades ficcionais, entre arquitetura, cinema e vídeo jogos. De modo a conseguirmos essa ligação, podemos usufruir da já existente cumplicidade entre arquitetura e cinema na criação e discussão dessas cidades, mas criando uma nova abordagem que procura interligar o mundo dos vídeo jogos. A relação entre cinema e vídeo jogos não é difícil de entender, mas o mesmo não acontece quando o fazemos entre arquitetura e vídeo jogos, embora ambos trabalhem na criação de espaço. Por isso, o que tentámos fazer foi explicar o porquê dessa conexão e a importância das novas cidades ficcionais, as cidades virtuais que existem no nosso dia a dia através do cinema e dos vídeo jogos. Haverá um entendimento da criação de cidades virtuais dos vídeo jogos, assim como a exploração de semelhanças entre o trabalho dos arquitetos e dos designers de vídeo jogos. Essa perceção será completa pela análise de alguns exemplos de cidades virtuais presentes tanto no cinema como nos vídeo jogos.por
dc.description.abstractThis theoretical work attempts to establish a connection between architecture, cinema and video games through the fictional cities. In order to accomplish that, we followed the existing connection between architecture and cinema in the creation and discussion of those cities but throughout a new approach in order to interconnect the video games world. The relation between cinema and video games isn't hard to understand, but the same doesn't apply when we do it with architecture and video games, though both work in the creation of space. So what we tried to do was to explain the reason that particular connection should exist and why it is so important to understand these new fictional cities, the same cities that exist in our everyday lives through cinema and video games. There will be also a comprehension of the design of the virtual cities of the video games as well as the exploration of the similarities between the work of an architect and the video game designer. That comprehension will be followed by some discussion trough some examples of virtual cities that exist today, both in cinema and video games.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectArquiteturapor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectVídeo jogospor
dc.subjectCidades virtuaispor
dc.subjectFicçãopor
dc.subjectArchitecturepor
dc.subjectVideogamespor
dc.subjectVirtual citiespor
dc.subjectFictionpor
dc.titleArquitetura e ficção: do cinema aos vídeo jogospor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201084589-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Artes-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Arquitetura-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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