Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/8805
Author(s): Wahnon, Sofia
Advisor: Verde, José Filipe
Date: 2014
Title: Os 'Homens-Filhos': Tradição humanística e discurso antropológico sobre a infância e a enculturação das crianças
Reference: Wahnon, S. (2014). Os 'Homens-Filhos': Tradição humanística e discurso antropológico sobre a infância e a enculturação das crianças [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8805
ISBN: 978-989-732-645-5
Keywords: Antropologia da infância
Caçadores-recoletores
Diálogo
Enculturação
Hermenêutica
Etnia Mbuti -- Mbuti ethnic group
Utku
Anthropology of childhood
Dialogue
Enculturation
Hermeneutics
Hunter-gatherers
Abstract: Através de pesquisa teórica esta tese teve como principal objetivo ir ao encontro do tema da “enculturação infantil”. Tema que representa hoje para a antropologia da infância uma “lógica adulta”, que supostamente ignora o “ponto de vista” e a capacidade de “agência” das crianças. A par do balanço bibliográfico crítico sobre este cenário, estabeleceu-se um diálogo com dois grupos remotos de caçadores-recoletores, clássicos da primitividade, que longe de protagonizarem uma educação livre mostraram porque cresciam as suas crianças a quererem tornar-se adultos com valor. Uma mais-valia para a recuperação do tema em análise, que tal como no passado pode continuar a instituir significados comuns entre “nós” e os “outros”.
Through bibliographical research this thesis set its main goal in recovering the old theme of “children's enculturation”, seen by the bulk of today's anthropology of childhood much as an “adult-centric logic” that supposedly suppresses the children's “point of view” and ignores their capacity to “agency”. Together with a critical bibliographical review over such scenario, we have established a dialogue with two remote groups of huntergatherers, a classic of primitivity, that instead of representing, as many times admitted, a carefree type of education, were able to show us rather clearly how their children grew up desiring to become valuable adults. A good expectation for the theme's recovery, that similarly to what it did in the past is able still today to establish a common ground between “we” and “they”.
Degree: Doutoramento em Antropologia
Peerreviewed: Sim
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
phd_sofia_wahnon.pdf
  Restricted Access
1,38 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.