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http://hdl.handle.net/10071/870
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Title: Os ofícios de marcar o corpo: a realização profissional de um projecto identitário
Authors: Ferreira, Vítor Sérgio
Keywords: Jovens
Trabalho
Trajectórias
Tatuagem
Body piercing
Young people
Work
Tattoos
Trajectories
Issue Date: 2008
Publisher: CIES-ISCTE / CELTA
Abstract: Com a recente liberalização, valorização e exposição social do corpo nas sociedades ocidentais, o conjunto das actividades associadas à produção de design corporal tornou- senumnegócio rentável.TambémPortugal viu expandir e diversificar largamente, nas últimas duas décadas, a sua indústria de produção e comercialização de design corporal. Entre os múltiplos produtos e serviços disponíveis, as práticas de tatuagem e/ou de body piercing tiveramumadifusão sem precedentes. Tal aconteceu não sócom o alargamento do espectro social dos seus consumidores, mas também com a proliferação de estúdios onde essas intervenções são praticadas. Neste contexto, os ofícios de marcar o corpo passaram a constituir não apenas uma possibilidade imagética no espaço da estilização corporal de cada vez mais jovens, mas também uma possibilidade concreta no horizonte de expectativas laborais de alguns deles.
With the recent liberalisation, higher evaluation and social exposure of the body in Western societies, the group of activities associated with producing body designs has become a profitable business. In the last two decades, Portugal has also seen its body-design production and marketing industry widely diversify and expand. Among the many products and services available, the practices of tattooing and/or body piercing have spread to an unprecedented degree. This has not only happened with the broadening of the social spectrum of its consumers but also with the proliferation of studios where they are carried out. In this context, body-marking jobs have not only become an image option in the body stylisation space of more and more young people, but also a real possibility for some of them on the job expectations horizon.
La libéralisation, la mise en valeur et l’exposition sociale du corps dans les sociétés occidentales ont fait des activités associées à la productiondudesign corporel une affaire rentable. Au Portugal aussi, la production et la commercialisation du design corporel se sont amplement développées et diversifiées au cours des vingt dernières années. Parmi les nombreux produits et services disponibles, le tatouage et/ou le piercing ont connu une diffusion sans précédent. Ce développement s’est traduit non seulement par l’élargissement du spectre social des consommateurs, mais aussi par la proliférationdes studios qui pratiquent ces interventions.Dansce contexte, les métiers “qui marquent le corps” sont devenus non seulement une possibilité imagétique dans l’espace de la stylisation corporelle de plus en plus de jeunes, mais aussi une possibilité concrète de satisfaire les attentes professionnelles de certains d’entre eux.
Con la reciente liberalización, valoración y exposición social del cuerpo en las sociedades occidentales, el conjunto de actividades asociadas a la producción de diseño corporal se volvió un negocio rentable. También Portugal vio expandirse y diversificarse ampliamente, en las últimas dos décadas, su industria de producción y comercialización de diseño corporal. Entre los múltiples productos y servicios disponibles, la practica del tatuage y/o el body piercing tuvieron una difusión sin precedentes. Lo mismo sucedió no solo con la ampliación del espectro social de sus consumidores, sino que también con la proliferación de estudios donde son practicadas esas actividades. En este contexto, los oficios de marcar el cuerpo pasaron a constituir no solo una posibilidad de imagen en el espacio de la estilización corporal de cada vez más jóvenes, sino también una posibilidad concreta en el horizonte de espectativas laborales de algunos de ellos.
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/870
ISSN: 0873-6529
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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