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http://hdl.handle.net/10071/8675
Author(s): | Barbosa, Priscila Maria Soares |
Advisor: | Casanova, José Luís Sanches |
Date: | Nov-2014 |
Title: | Educação ambiental no ensino básico: comparação entre duas escolas em Portugal e no Brasil |
Reference: | BARBOSA, Priscila Maria Soares - Educação ambiental no ensino básico: comparação entre duas escolas em Portugal e no Brasil [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/8675>. |
Keywords: | Educação ambiental Cidadania Sustentabilidade ambiental Environmental education Citizenship Environmental sustainability |
Abstract: | O objetivo desta dissertação é contribuir para a reflexão sobre a
conscientização relativa aos problemas climáticos nas escolas, como o
professor é preparado para desenvolver esta questão com os alunos, e qual a
importância que se dá para o meio ambiente.
A educação ambiental na sala de aula pode contribuir para as mudanças dos
hábitos dos alunos, oferecer melhor condição de vida, preparar a criança para
ser cidadão consciente que contribua para a melhoria da natureza. O trabalho
do professor é orientar e preparar os alunos para os problemas climáticos que
acontecem diariamente pelo mundo. A escola deve apoiar o educador para
uma educação renovadora, em que o educando se envolva com questões
ambientais que o cerca, com apoio dos conceitos científicos pertinentes.
Para avaliar em que medida estes objectivos da educação ambiental estão a
ser desenvolvidos em Portugal e no Brasil, foram realizadas entrevistas a
profissionais da educação e observação direta em situação de aula, em duas
escolas do ensino básico destes países. Os resultados desta pesquisa deixam
entrever que falta ainda muito que fazer na educação ambiental voltada para a
sustentabilidade: falta sobre tudo preparar melhor os professores para esta
nova realidade, organizar melhor as aulas, e despertar o interesse tanto da
escola quanto da família e da comunidade. The objective of this dissertation is to contribute to the reflection on the awareness on climate issues in schools, such as the teacher is prepared to develop this issue with students, and the importance that is given to the environment. Environmental education in the classroom can contribute to changes in the habits of students, provide better living condition, prepare the child to be conscious citizen who contributes to the improvement of nature. The teacher's job is to guide and prepare students for the climate problems that occur daily throughout the world. The school should support the teacher for a refreshing education where the learner engages with environmental issues that surrounds it, with the support of relevant scientific concepts. To assess to what extent these objectives of environmental education are being developed in Portugal and in Brazil, interviews were conducted to education professionals and direct observation in classroom situation in two primary schools in these countries. These results show us that there is still much to do in environmental education for sustainability: foul everything better prepare teachers for this new reality, better organize classes, and arouse the interest of both the school and the family and community. |
Degree: | Mestrado em Sociologia |
Peerreviewed: | Sim |
Access type: | Restricted Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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