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http://hdl.handle.net/10071/862
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Title: Sistema de avaliação de programas: uma proposta para o futuro
Authors: Capucha, Luís
Keywords: Sistemas de avaliação
Programa de integração
Aprendizagem
Acompanhamento
Systems of evaluation
Programme integration
Learning
Monitoring
Issue Date: Dec-1996
Publisher: CIES-ISCTE / CELTA
Abstract: Este artigo apresenta uma proposta de Sistema de Avaliação de Programas assentes no desenvolvimento de projectos. Esse sistema, que utiliza formas mistas de avaliação interna e externa, é de natureza intera-activa, sistémica e processual e está particularmente adaptado a programas de formação e integração socio-profissional, de desenvolvimento local/regional e de combate à pobreza e à exclusão social, prevendo a necessidade de produção/utilização de conhecimentos específicos em cada uma daquelas áreas, de forma a orientar a pesquisa avaliativa. O modelo assenta em três componentes básicas: acompanhamento inter-activo, controlo e multiplicação e olhar exterior. Em relação a outros modelos de avaliação sofisticados e complexos, o que aqui se propõe distingue-se pela incorporação de uma parte significativa do esforço avaliativo nos próprios processos administrativos do programa, o que, para além de ganhos económicos, facilita muito o processo de gestão e a aprendizagem institucional.
This article presents a proposal for a System for the Evaluation of Programmes based on the development of projects. This system, which uses mixed forms of internal and external evaluation, is inter-active, systemic and procedural and is particularly adapted to programmes for socio-vocational training and integration, for local/regional development and to the fight against poverty and social exclusion, foreseeing the need for the production/use of specific knowledge in each of those areas, in such a way as to guide evaluative research. The model is based on three basic components: inter-active monitoring, control and multiplication and outside look. In relation to the other sophisticated and complex models of evaluation, what is proposed here is distinguished by the icorporation of significant part of the evaluative effort in the programme"s actual administrative processes. This, in addition to economic benefits, also greatly facilitates the process of institutional management and learning.
Cet article présente une proposition de Système d"Évaluation de Programmes basé sur le développement de projets. Ce système, qui utilise des, formes mixtes d"évaluation interne et externe est de nature interactive, systémique et processuelle, et il est particulièrement adapté aux programmes de formation et intégration socio-professionnelle, de développement local/régional et de combat contre la pauvreté et l"exclusion sociale, prévoyant la nécessité de production/utilisation de connaissances spécifiques dans chacun de ces domaines afin d"orienter la recherche évaluative. Le modèle repose sur trois composantes de base: suivi interactif, contrôle et multiplication et regard extérieur. Par rapport à d"autres modèles d"évaluation sophistiqués et complexes, ce que l"on propose ici se distingue par l"incorporation d"une partie significative de l"effort d"évaluation dans les procédés administratifs-mêmes du programme, ce qui, outre des gains économiques, facilite beaucoup le processus de gestion et l"apprentissage institutionnel.
Este artículo presenta una propuesta de Sistema de Evaluación de Programas basados en el desarrollo de proyectos. Este sistema, que utiliza formas mixtas de evaluación interna y externa, y de naturaleza, inter-activa, sistémica y procesal y está particularmente adaptado a programas de formación e integración socio-profesional de desarrollo local/regional y de combate a la pobreza y a la exclusión social, previniendo la necesidad de producción / utilización de conocimientos específicos en cada una de aquellas áreas, de forma a orientar la búsqueda evaluativa. El modelo se basa en tres componentes básicos: acompañamiento Inter-activo, control y multiplicación y mirada exterior. En relación a otros modelos de evaluación sofisticados y complejos, lo que aquí se propone se distingue por la incorporación de una parte significativa del esfuerzo evaluativo en los propios procesos administrativos del programa, lo que, además de beneficios económicos, facilita mucho el proceso de gestión y aprendizaje institucional.
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/862
ISSN: 0873-6529
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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