Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/8577
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Robalo, Antonio | - |
dc.contributor.author | Timár, Anett Emese | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-10T14:05:30Z | - |
dc.date.available | 2015-03-10T14:05:30Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.date.submitted | 2013-10 | por |
dc.identifier.citation | Timar, A. E. (2013). Flag carriers: Should we preserve them? [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8577 | pt-PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/8577 | - |
dc.description.abstract | This pedagogical case study is dedicated to show the recent changes in the airline industry, whereby the majority of the so-called ‘flag carriers’ disappeared, either through privatization or bankruptcy. This is due to lack of capacity to adapt to a new environment, by which network carriers and low cost carriers are fighting with continuous cost reduction and business model changes in order to attract more passengers. Recent studies show that the model of low cost carriers is more suitable in the short haul markets, through which carriers can focus on point-topoint execution rather than network fares. Therefore, network carriers are being forced to reevaluate their way of service with a result of a new model adapted from the low cost carriers. The case study will present the incident of Malév, the Hungarian flag carrier, focusing on the steps that lead to bankruptcy, and analysis of the competitors’ strategic movements occurred right after its official stop of operations on February 3rd, 2012. | por |
dc.description.abstract | O âmbito deste estudo de caso é mostrar as recentes mudanças no sector da aviação, evidenciadas pelo desaparecimento, por privatização ou falência, da maioria das chamadas ‘companhias de bandeira’. Este facto deve-se à falta de capacidade de adaptação a um novo ambiente, onde as companhias áreas lutam por uma contínua redução de preços e mudanças no modelo de negócio, de modo a atrairem mais passageiros. Estudos recentes demonstram que o modelo de negócio das companhias low cost é mais apropriado para o mercado de curto e médio curso, onde as companhias se podem focar na execução point-to-point ao invés das tarifas de rede. Deste modo, as companhias de rede têm sido forçadas a reavaliarem os serviços oferecidos, adaptando um modelo de negócio semelhante ao das companhias low cost. O caso de estudo apresentará o incidente da companhia área de bandeira húngara Malév, centrado-se no caminho percorrido pela mesma e que a levou à falência, e análise dos posicionamentos estratégicos dos concorrentes, que ocorreram logo após o término oficial das operações, a 3 de Fevereiro de 2012. | por |
dc.language.iso | eng | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Companhia aérea -- Airline | por |
dc.subject | Flag carrier | por |
dc.subject | Hungary | por |
dc.subject | Low cost carrier | por |
dc.subject | Network carrier | por |
dc.subject | Companhias aéreas | por |
dc.subject | Low cost | por |
dc.subject | Companhias de rede | por |
dc.subject | Companhias de bandeira | por |
dc.subject | Húngria | por |
dc.title | Flag carriers: Should we preserve them? | por |
dc.type | masterThesis | pt-PT |
dc.peerreviewed | Sim | por |
dc.identifier.tid | 201049082 | - |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão | - |
thesis.degree.name | Mestrado em Gestão Internacional | - |
dc.subject.jel | H76 | - |
dc.subject.jel | L93 | - |
dc.subject.jel1 | H Public economics | - |
dc.subject.jel1 | L Industrial organization | - |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_anett_emese_timar.pdf | 2,71 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.