Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/8521
Author(s): Oliveira, Hernâni Alexandre Morais de
Advisor: Carvalho, Paulo Viegas de
Date: 2014
Title: A reputação das empresas e o desempenho bolsista: o caso das agências de rating
Reference: Oliveira, H. A. M.(2014). A reputação das empresas e o desempenho bolsista: o caso das agências de rating [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8521
Keywords: Reputação
Desempenho bolsista
Agências de rating
Insolvências
Reputation
Market performance
Rating agencies
Bankruptcy
Abstract: A reputação é vista atualmente como um dos maiores ativos das empresas, sendo a atividade destas cada vez mais escrutinada pela sociedade, tanto pelas suas ações como pelas suas comunicações. É assim importante para as empresas atingirem uma reputação positiva e manterem-na juntos dos seus stakeholders, como forma de perpetuarem o seu sucesso no mercado. Esta dissertação pretende analisar de que forma a reputação influencia o desempenho de uma empresa, para tal estudando o caso das agências de rating. Nessa medida, o trabalho analisa a forma como as ações das agências de rating poderão influenciar a sua reputação e o impacto daí resultante sobre o seu desempenho bolsista. Através da aplicação do método do estudo de caso, analisaremos quatro eventos distintos, nomeadamente anúncios de rating que expuseram algumas falhas relativamente graves das avaliações de crédito levadas a cabo pelas agências. Encontram-se aqui os anúncios de insolvência da Enron, WorldCom, Parmalat e Lehman Brothers, sendo analisada a forma como tais eventos influenciaram a rendibilidade das ações da agência de notação Moody’s. Do estudo efetuado, pode-se retirar evidências de que os eventos acima elencados tiveram influência no desempenho bolsista da Moody’s. No caso da insolvência da Enron e da WorldCom contatou-se que estas influenciaram negativamente a rendibilidade das ações da agência de rating; a insolvência do Lehman Brothers, teve um impacto positivo nos dias que antecederam o anúncio de insolvência; no caso da insolvência da Parmalat, verificou-se que não existiu qualquer alteração estatisticamente significativa na variação da rendibilidade das ações da Moody’s.
Reputation is seen today as one of greatest companies’ assets, because their activity is being increasingly scrutinized by society, both through their actions and their communications. Thus, it is so important for companies to achieve a positive reputation and maintain it before their stakeholders, as a way to promote their success in the market. This dissertation aims to understand how the importance attributed to reputation determines the performance of a company. In order to study such effect, we focus the study in the case of rating agencies, analyzing how their actions may affect their reputation and quantifying the impact it will have on their market performance. By applying the event study method, we analyze four different events that uncovered some significant failures of credit assessments by rating agencies. Such is the case of the announcements of insolvency of Enron, WorldCom, Parmalat and Lehman Brothers; the study analyses how these events influenced the rate of return of Moody's stock prices. The study shows evidence that these events had significant influences on the stock performance of Moody's. In the case of Enron and WorldCom’s insolvencies it was shown that they adversely affected the profitability of the rating agency shares; the Lehman Brothers’s insolvency had a positive impact in the days before the announcement of insolvency; in the case of Parmalat’s insolvency it was found that there was no statistically significant change in the variation of the profitability of the shares of Moody's.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: Sim
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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