Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/8514
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, A. J.-
dc.contributor.authorMonteiro, L.-
dc.contributor.authorSousa, T.-
dc.contributor.authorFernandes, C.-
dc.contributor.authorTorres, N.-
dc.contributor.authorVaughn, B.-
dc.date.accessioned2015-03-04T14:40:40Z-
dc.date.available2015-03-04T14:40:40Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn0102-7972-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/8514-
dc.description.abstractO reduzido envolvimento social, aspeto central na definição da solidão social, foi analisado numa amostra de 337 crianças portuguesas (171 rapazes), com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. Com base em metodologias de observação, realizadas em contexto de Jardim de infância, verificou-se que níveis reduzidos de envolvimento social estão negativamente associados a baixos níveis de competência social, de resiliência e de um elevado ego-controle. A aceitação pelos pares, o impacto e a preferência social, analisados com base nas medidas sociométricas, encontram-se, tam- bém, negativamente associados com os níveis de baixo envolvimento social. Os resultados refletem as dificuldades de ajustamento psicossocial destas crianças e enfatizam o seu potencial risco para o desenvolvimento saudável.por
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147229/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectReduzido envolvimento socialpor
dc.subjectPré-escolarpor
dc.subjectAjustamento psicossocialpor
dc.titleO reduzido envolvimento social: implicações para o ajustamento psicossocial de crianças em contexto pré-escolarpor
dc.title.alternativeLow social engagement: Implications for children psychosocial adjustment in the preschool contexten
dc.typearticle-
dc.pagination186 - 193-
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyes-
dc.journalRevista Psicologia: Reflexão e Crítica-
dc.distributionInternacionalpor
dc.volume28-
dc.number1-
degois.publication.firstPage186-
degois.publication.lastPage193-
degois.publication.issue1-
degois.publication.titleO reduzido envolvimento social: implicações para o ajustamento psicossocial de crianças em contexto pré-escolarpor
dc.date.updated2019-05-02T13:19:14Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.1590/1678-7153.201528120-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-19004-
iscte.alternateIdentifiers.scopus2-s2.0-84922614163-
Aparece nas coleções:CIS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
0102_7972_prc_28_01_00186.pdfVersão Editora421,4 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.