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http://hdl.handle.net/10071/8484
Autoria: | Oliveira, Rafael João Domingues de |
Orientação: | Lengler, Jorge Francisco Bertinetti |
Data: | 2014 |
Título próprio: | O desenvolvimento estratégico internacional da Delta Cafés |
Referência bibliográfica: | Oliveira, R. J. D.(2014). O desenvolvimento estratégico internacional da Delta Cafés [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8484 |
Palavras-chave: | Indústria do café Internacionalização Estratégia empresarial Expansão internacional Coffee industry Internationalization Business strategy International expansion |
Resumo: | Num mundo cada vez mais global e competitivo, a importância da estratégia e do
desenvolvimento empresarial emerge como aspeto fundamental para o dia-a-dia de uma
organização.
O presente caso de estudo analisa a indústria do café e, de forma mais detalhada, a Delta
Cafés. Líder de mercado em Portugal, a Delta Cafés procura atualmente expandir os
seus negócios, aproveitando a sua presença internacional de modo a diversificar as suas
receitas e procurando um equilíbrio entre as operações nacionais e internacionais.
Assim, torna-se relevante para a empresa redefinir a sua estratégia, nomeadamente as
suas operações nos mercados onde já se encontra presente como também na procura de
novos mercados para crescer e ir de encontro às expetativas da organização.
Escolhendo o caso de estudo como metodologia do estudo, analisou-se toda a
envolvente da empresa. Partindo da identificação de novos mercados e definindo
estratégias a nível de negócio, corporativo e linha de produto, bem como modalidades
de entrada nos mercados internacionais e respetivas estratégias e posterior
implementação, procurou-se responder da melhor forma às questões com as quais a
Delta Cafés se depara e que ditarão o futuro e o sucesso pretendido pela empresa.
As principais conclusões a retirar do caso é que a Delta Cafés terá que invariavelmente
apostar em novos mercados, localizados em países emergentes e exportadores de café,
onde o consumo de café cresce a ritmos mais fortes do que nos mercados onde a
empresa está inserida, apostando nas aquisições ou então no investimento direto externo
(IDE). A Delta Cafés também terá que apostar na diversificação dos seus produtos, visto
que novos mercados possuem diferentes consumidores com diferentes exigências,
tornando-se assim numa empresa global, mas adaptando os seus produtos ao mercado
local. In an ever more global and competitive world, the importance of strategy and the business development emerges nowadays as a fundamental part of an organization. The present case study analyze the coffee industry and, in particularly, Delta Cafés. Market leader in Portugal, Delta Cafés is looking to expand their business by taking advantage of their international presence in order to diversify the revenues and achieve a balance between the national and international operations. Therefore, it’s important to the company redefine their strategy, namely the operations in the markets that Delta Cafés it’s already present but also in the demand of new targets that could allow the company grow and reach to the desired sucess of Delta Cafés. Choosing the case study as methodology of the study it was taken an analysis of the surrounding of the company. Starting in the identification of new markets and defines strategies in competitive, corporate and product levels, as well international market entry modalities and respective strategies and posterior implementation, it was looking to the best response to the questions that Delta Cafés faces and would dictate the future and the success intended to the company. The principal conclusions of the case is that Delta Cafés must entry in new markets locate in the emerging and exporting countries, where the consumption of coffee is increasing more strongly than the markets where Delta Cafés is located, betting in the acquisition or in foreign direct investment (FDI). The diversification of the products it’s also a important point to Delta Cafés because new markets have new consumers that have new requirements and expectations, which forces the enterprise thinking local, but becoming global. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão |
Arbitragem científica: | Sim |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_rafael_domingues_oliveira..pdf | 2,37 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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