Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/8478
Author(s): Simões, Fernando Pedro Ávila
Advisor: Carvalho, José Luís Mexia Fraústo Crespo de
Date: 2013
Title: Plano de negócio: Produção e distribuição de comida de rua
Reference: Simões, F. P. A. (2013). Plano de negócio: Produção e distribuição de comida de rua [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8478
Keywords: Plano de negócio -- Business plan
Modelo de negócio
Comida de rua
Business model
Street food
Abstract: O presente trabalho procura responder à seguinte problemática: como criar um negócio num mundo global? Para tal, aprofunda conhecimentos sobre ferramentas de desenvolvimento de negócios e coloca-as em prática, através da conceção um novo negócio de produção e distribuição de comida de rua, que tem por objetivo ir ao encontro de uma tendência de mercado. Assim, identifica o plano de negócios como a ferramenta agregadora da abordagem estratégica ao mercado e procede ao estudo, e colocação em prática, dos diversos elementos que o compõem: análises de suporte, estratégia de desenvolvimento, modelo de negócio, políticas de gestão, gestão da implementação e avaliação financeira. De referir no entanto o papel central do modelo de negócio neste processo, já que é o instrumento utilizado no teste de hipóteses. Por fim conclui que, mesmo numa situação de grave crise económica, é possível serem desenvolvidos negócios viáveis, desde que assentes numa cadeia de criação e entrega de valor diferenciada. Para tal, refere a importância do desenvolvimento e implementação do negócio serem graduais e compreenderem a realização de experiências, a gestão de riscos e a análise de diferentes cenários.
The current project intents to give an answer to the following problematic: how to create a business in a global world? For this matter, it explores knowledge about different business development tools and puts then into practice, by conceiving a new production and distribution street food business, with the goal to answer to a market trend. Therefore, identifies the business plan as the tool to resume the strategic approach to the market and proceeds to studying, and putting into practice, the various elements that compose it: support analysis, development strategy, business model, management policies, implementation management and financial evaluation. Should be noted however that the business model plays a central role in this process, since is the instrument used in the hypothesis testing. It concludes that, even in a severe economic crisis, is possible to develop viable businesses, if they are underpinned in a differentiated value creation and capture chain. For this matter is pointed out the relevance of the gradual business development and implementation, that should include carrying out experiments, risk management and different scenario analysis.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: Sim
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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