Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/8415
Autoria: Branco, Irina Cristiana Lemos Ferreira
Orientação: Monteiro, Lígia Maria Santos
Data: 2014
Título próprio: O conhecimento e acesso ao script de base segura e a perceção de suporte social em mães com crianças em idade pré-escolar
Referência bibliográfica: Branco, I. C. L. F.(2014). O conhecimento e acesso ao script de base segura e a perceção de suporte social em mães com crianças em idade pré-escolar [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8415
Palavras-chave: Modelos internos dinâmicos
Script de base segura
Suporte social percebido
Internal working models
Secure sase script
Perceived social support
Resumo: Inserido numa perspetiva de desenvolvimento e enquadrado pela teoria da vinculação, o presente estudo analisou o conhecimento e acesso ao script de base segura de 33 mães de crianças em idade pré-escolar utilizando as Narrativas de Representação da Vinculação em Adultos. Testaram-se alguns aspetos metodológicos do referido instrumento (controlando, por e.g. a competência verbal) e, por fim, analisou-se a relação entre o script de base segura e a perceção materna de satisfação com o suporte social. Recorreram-se a diferentes tipos de medidas: Narrativas de representação da vinculação em adultos; Índice de Compreensão Verbal e a Escala de Satisfação com o Suporte Social. Os resultados alcançados indicam valores aceitáveis de fiabilidade e validade interna do instrumento. Obteve-se, contrariamente a dados anteriores, uma correlação marginalmente significativa entre o script materno e o índice de compreensão verbal. Nesta amostra as mães acedem e utilizam o script de base segura na produção de narrativas que remetem para conteúdos da vinculação. Apenas uma dimensão da perceção do suporte social, Atividades Sociais, se encontra relacionada com a qualidade do script materno. Os resultados foram discutidos no contexto da teoria da vinculação de Bowlby e Ainsworth, e do Suporte Social Percebido.
Inserted in a development perspective and framed by the Attachment Theory the present study is brought up upon the knowledge and access to secure base script of 33 mothers with children in preschool, using the Narrative Assessment of Adult Attachment Representations. Some methodological requirements of this assessment instrument were tested (e.g. verbal competence control) and also analyzed the relationship between secure base script and the satisfaction with maternal perceived social support. Different types of instruments were used during this work: Narrative Assessment of Adult Attachment Representations, Verbal Comprehension Index and Social Support Satisfaction Scale. The results achieved indicate acceptable levels of reliability and internal validity of the used assessment instrument. The study shows, contradicting previous data, a marginally significant correlation between maternal scripts and the Verbal Comprehension Index. In the present sample, mothers accessed and used the secure base script to produced narratives that refer to attachment contents. Only one dimension of the perceived social support, Social Activities, is connected with the maternal script quality. Results have been discussed according to the Attachment Theory by Bowlby and Ainsworth and the Perceived Social Support.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_irina_lemos_branco.pdf2,82 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.