Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/8410
Author(s): Pinto, Juliana Filipa Rodrigues
Advisor: Miguel, António Manuel Corte Real de Freitas
Date: 2014
Title: Análise de viabilidade do plano de negócios Golden Wine Castes
Reference: Pinto, J. F. R.(2014). Análise de viabilidade do plano de negócios Golden Wine Castes [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8410
Keywords: Subsetor vinícola
Exportações
Financiamento
Risco
Wine industry
Exports
Financing
Risk
Abstract: O subsetor vinícola é, por excelência, intrinsecamente transacionável, sendo que o seu contributo tem sido excecional no empolamento das exportações portuguesas. A opção pelo crescimento, traduzida numa estratégia de extensão a novos mercados acarreta, neste contexto, riscos financeiros acrescidos. O acesso, as condições, as formas de financiamento e riscos financeiros associados - em particular a gestão de liquidez-, são variáveis a ter em consideração, pelo que, se fará uma revisão literária sobre esta problemática enquadrada no subsetor em apreço. É sob a concomitância entre financiamento, exportações e bens transacionáveis que será analisada a viabilidade do Plano de Negócios Golden Wine Castes, uma marca engendrada por uma empresa portuguesa do subsetor vitivinícola, para um mercado específico - a China. Nesta assunção, o presente projeto, que tem como mote as exportações e o financiamento como cânone, visará: numa primeira análise, abordar a problemática do financiamento como um dos planeamentos preponderantes em qualquer projeto; subsequentemente caraterizar o subsetor vinícola português enquadrado no contexto internacional, em particular, no mercado chinês; e, por fim, aferir a viabilidade económica e financeira do projeto de internacionalização, através de uma análise previsional. Concluir-se-á, que a opção por este projeto de internacionalização, seja com emprego de capital próprio, ou aliada à potencial necessidade de recurso ao financiamento, se afigura sustentável, sob as perspetivas concetual, económica e financeira.
The winery industry is, by excellence, intrinsically negotiable, having had an exceptional contribution in salience portuguese exports. The option by growth, translated into a strategy to extend to the new markets, entails, in this context, a increase financial risk. The access conditions, forms of financing and financial risks associated - in particular the management of liquidity - are variables to consider, the literature review on this issue framed in the subsector concerned. It is under the concomitance of financing exports and tradable goods will be analyze the feasibility of the business plan Castes Golden Wine, a brand engendered by a portuguese company in the wine subsector, for a specific market - China. On this assumption, this project, that have exports as a bottom line and financing as a canon, will focus on: at first analysis, addressing the issue of funding as one of the schedules prevailing in any project; subsequently characterize the portuguese wine subsector framed in an international context in particular, in the chinese market, and, finally, assess the economic and financial viability of the project of internationalization through a forecast. At the end, we will concluding that the choice of this international project either through own capital, or borrowed capital, it seems to be sustainable under conceptual, financial and economic prospects.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: Sim
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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