Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/8390
Author(s): Leandro, Vanessa Alexandra de Jesus
Advisor: Silva, J. M. Vilas-Boas da
Date: 2013
Title: Benchmarking do ensino da gestão de operações na União Europeia: o caso do mestrado em gestão de serviços e da tecnologia
Reference: Leandro, V. A. J.(2013). Benchmarking do ensino da gestão de operações na União Europeia: o caso do mestrado em gestão de serviços e da tecnologia [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8390
Keywords: Processo de Bolonha
Gestão de operações
Engenharia industrial
Curricula educativo
Bologna process
Operations Management
Industrial Engineering
Educational Curricula
Abstract: A evolução do contexto sócio-político-económico Europeu gerou expectativas de mudança na educação, operacionalizadas por “Bolonha”. Assim, a convergência do ensino e a mobilidade das pessoas ocasionaram dinâmicas de concorrência, obrigando à continuada verificação do posicionamento estratégico dos cursos e consequentes ajustamentos, face às novas políticas universitárias. Com o objetivo de definir as linhas de ação para o Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia (MGST), realizou-se um benchmarking que comparou curricula e estrutura dos mestrados classificados na categoria Engineering and Project Management (EdUniversal ranking). A pesquisa reportada deduziu um quadro conceptual para posicionar o MGST a partir de uma revisão da literatura contrastante dos conceitos gestão de operações (GO) e engenharia industrial (EI). Definiu-se, assim, um perfil de competências interdisciplinares, para um gestor de operações moderno, numa ótica holística, abrangente e estratégica que inclui a gestão da inovação e tecnologia e, apoiado pela engenharia industrial ao nível do processo formal, de técnicas/instrumentos/métodos aplicados à gestão e dos conteúdos soft. Deste modo, também se justificou a inclusão do MGST, na Escola de Gestão e a sua adequação a estudantes de gestão. Comungar destas áreas foi critério de seleção para oito mestrados detalhadamente escrutinados e comparados. Da análise SWOT surgiu uma estratégia de internacionalização para o MGST, detalhada num diagrama de causa-efeito-simples, que se argumenta serem contribuições relevantes para a prática, com as limitações inerentes à formação da amostra: EdUniversal ranking, dados dos websites. Como contribuição teórica salienta-se a clarificação da relação GO/EI, que se recomenda seja aprofundada, futuramente.
The social-political-economic European progress raised change expectations in education, which were operationalized by “Bologna”. Both convergence of education systems and people’s mobility drove competition and created a need for continuously checking the masters strategic positioning and required adjustments. Thus, benchmarking curriculum and structure of several masters classified in the Engineering and Project Management category (EdUniversal ranking) was performed, to set strategic guidelines to the Master in Management of Services and Technology (MMST). This research developed a conceptual framework to position MMST, as an outcome of the literature review, by contrasting operations management (OM) and industrial engineering (IE). This framework profiled a modern Operations Manager by putting together interdisciplinary skills within a broad holistic strategic approach that included management of innovation and technology. Moreover, industrial engineering role was considered a facilitator of formal processes, a provider of techniques/tools and methods and, a supplier of soft contents subjects in typical engineering areas. This approach fully justified MMST positioning within the Business School landscape and also found MMST suitable for business students. The communality of these core knowledge areas was shared by the eight benchmarked masters. The MMST internationalization arose as a relevant strategic path from the SWOT analysis and, was detailed in a cause-effect-diagram presented as a significant contribution to the practitioner, despite constraints caused by sample being chosen from the EdUniversal ranking and data being gathered from websites. Finally, the theoretical contribution to a better understanding of the OM/IE relationship is recommended as a gap for further research.
Degree: Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia
Peerreviewed: Sim
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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