Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/8272
acessibilidade
Title: Prevenir a violência com formação
Authors: Manso, Maria João Basílio
Orientador: Sebastião, João Manuel Grossinho
Sousa, Joana Campos de
Keywords: Violência escolar
Prevenção
Estratégias organizacionais
School Violence
Prevention
Organizational Strategies
Issue Date: 2013
Citation: MANSO, Maria João Basílio - Prevenir a violência com formação [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2013. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/8272>.
Abstract: O presente projecto tem como objectivo a definição de estratégias de prevenção da violência em contexto escolar dirigidas aos alunos do 1º CEB (1º Ciclo do Ensino Básico), para que se reduzam as situações em contexto escolar nos ciclos de ensino seguintes, 2º e 3º CEB. O trabalho foi desenvolvido com uma Escola Básica do 1.º Ciclo com Jardim-de-Infância (EB1/JI). Para a elaboração do diagnóstico do projecto foram utilizadas técnicas de observação directa, conversas informais, entrevistas semi-estruturadas, e procedimentos diversos que nos aproximaram da realidade escolar em estudo. Em linhas gerais, constatou-se a existência de alguns conflitos e situações claras de violência que justificam a criação de um projecto de intervenção como este que apresentamos. Um trabalho de prevenção de violência escolar, através de uma intervenção ainda no 1º CEB, suportado por estratégias organizacionais que apostam na formação dos agentes educativos.
This project aims to define strategies for violence prevention in schools, targeting students of the 1st CEB (1st cycle of basic education), so as to reduce such situations in schools in the teaching cycles following - 2nd and 3rd CEB . The work was developed with a Primary School 1. Cycle with Garden-of-Childhood (EB1/JI). For making the diagnosis of project techniques, direct observation, informal conversations, semi-structured interviews were used, and various procedures that approached us to the school reality under study. In general, it was found that there are some conflicts and clear situations of violence justifying the creation of an intervention project like this that we present. Work to prevent school violence, through an intervention even in the 1st CEB, supported by organizational strategies that invest in the training of educational agents.
Description: Trabalho de Projecto submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Administração Escolar
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/8272
Thesis identifier: 201004496
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
TESE MARIA JOAO BASILIO MANSO.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.