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http://hdl.handle.net/10071/8262
Autoria: | Moro, Sérgio Miguel Carneiro |
Orientação: | Cortez, Paulo Laureano, Raul M. S. |
Data: | 2011 |
Título próprio: | Optimização da gestão de contactos via técnicas de business intelligence: Aplicação na banca |
Referência bibliográfica: | Moro, S. M. C. (2011). Optimização da gestão de contactos via técnicas de business intelligence: Aplicação na banca [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8262 |
Palavras-chave: | Marketing directo Inteligência empresarial Data mining -- Gestão de contactos Gestão de campanhas CRISP-DM Direct marketing Contact management Campaign management Business intelligence |
Resumo: | Com a massificação de campanhas publicitárias é cada vez mais reduzido o efeito que
as mesmas têm sobre o público-alvo, pelo que os responsáveis de Marketing têm cada vez
mais apostado em campanhas direccionadas. Desta forma, a área de Business Intelligence
reveste-se de um enorme potencial com vista à melhoria da selecção de contactos a efectuar.
Em particular, realçam-se as técnicas de Data Mining, a partir das quais se pode extrair
conhecimento útil a partir de dados não tratados. Devido a pressões externas, como a crise
financeira internacional, e à concorrência interna, as instituições financeiras portuguesas têm
apostado no Marketing direccionado, optimizando as suas campanhas de forma a aumentar a
sua eficiência.
Assim, esta dissertação irá focar-se num estudo de caso de uma instituição bancária
nacional, tendo em conta dados de campanhas de subscrição de depósitos a prazo efectuadas
entre 2008 e 2010, os quais serão utilizados na aplicação de técnicas de Data Mining para a
optimização dessas campanhas. Da investigação resulta um modelo explicativo da evolução
das campanhas, nomeadamente na sua capacidade de previsão do sucesso dos contactos.
Desta forma, é possível extrair conhecimento útil e que poderá suportar decisões de negócio
pelos gestores, que poderão assim conceber campanhas que beneficiem das características
identificadas pelo modelo. The increasingly vast number of marketing campaigns over time has reduced its effect on the general public. That led the marketing managers to invest on directed campaigns, which have been enhanced strongly through Business Intelligence techniques to help select the best set of available contacts for each campaign. In particular, by using Data Mining techniques which allow to extract knowledge from raw data. Furthermore, economical pressures and competition has led marketing managers to invest on directed campaigns and its optimization to increase efficiency. Having this information into account, the present dissertation will focus on a case-study about a Portuguese financial institution, by using its data about directed marketing campaigns of long-term deposits subscription (which were executed between 2008 and 2010) and applying Data Mining techniques with a goal on the optimization of future similar campaigns. From this research, an explanatory model is conceived that can, with a good precision, predict success in contacts (subscription of the deposit). Valuable knowledge can be extracted from this model in the form of characteristics that can be used to benefit future similar campaigns. |
Designação do Departamento: | Departamento de Ciências e Tecnologias de Informação |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação |
Arbitragem científica: | Sim |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
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