Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/8247
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCardoso, Elsa Alexandra Cabral da Rocha-
dc.contributor.authorLopes, Pedro Miguel dos Santos-
dc.date.accessioned2014-12-29T14:48:55Z-
dc.date.available2014-12-29T14:48:55Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-09por
dc.identifier.citationLOPES, Pedro Miguel dos Santos - Centro de competência business intelligence: caso de estudo Banco de Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/8247>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/8247-
dc.description.abstractUm dos objetivos do Banco de Portugal, em particular do Departamento de Organização, Siste-mas e Tecnologias de Informação, é a definição e implementação de um modelo de gestão de sistemas de informação de apoio à decisão baseado nas boas práticas de Centro de Competên-cias de Business Intelligence,de modo a aumentar a eficácia e eficiência na gestão de novos projetos e sistemas, e manutenção dos mesmos. Atualmente, o departamento já considera na sua estrutura orgânica, núcleos e áreas ligadas aos sistemas de Business Intelligencemas, com o emergente número de projetos e sistemas, sentiu a necessidade de criar mecanismos e processos de gestão que suportem o ambiente de Busi-ness Intelligence. Os Centros de Competências de Business Intelligencesão constituídos por um grupo de pessoas que são responsáveis pela gestão de todos os aspetos ligados à estratégia de Business Intelli-genceda organização, que inclui estratégias de desenvolvimento, ferramentas e aplicações, formação ou suporte aos utilizadores finais. A presente dissertação reúne as boas práticas existentes na literatura e artigos ligados a Centros de Competência de Business Intelligencee metodologias de gestão de projetos, direta ou indire-tamente relacionados com Business Intelligence. É, ainda, apresentado um enquadramento de objetivos, fundamentados nestas boas práticas, paraas várias áreas funcionais do modelo de gestão, já definido para o Banco de Portugal. Considerando estas premissas, foram realizadas propostas de consolidação e evolução do modelo existente, e indicadores de análise para às áreas de Suporte e Evolução de sistemas Business Intelligencede modo a possibilitar uma melhoria contínua dos serviços prestados pelo Banco de Portugal.por
dc.description.abstractOne of the prime objectives of the Bank of Portugal, in particular of the Organizational Depart-ment Technology and Information Systems, is to define and implement a management model of information systems for decision support, built on the best practice of the Business Intelligence Competency Center in order to increase efficiency and effectiveness in managing new projects and systems or in its upkeep. Nowadays, the department already contemplates, in its organizational structure, subgroups con-nected to Business Intelligence systems. Nonetheless, the rising number of projects and systems demanded the creation of managing mechanisms and processes as means to support the Busi-ness Intelligence’s setting. The Business Intelligence Competency Centers are constituted by groups of people responsible for the management of all the features related to the organization’s Business Intelligence strategy, which includes development strategies, tools and applications, training or assistance to the end users. The present dissertation assembles the code practices of literature and articles affiliated to Busi-ness Intelligence Competency Centers and methodologies for managing projects direct and indi-rectly related to Business Intelligence. Also, it displays a framework of the goals, based on these code practices, for the various functional areas ofthe management model already outlined for the Bank of Portugal. Taking in account these premises, proposals were made for the strengthening and evolution of the existing model and analysis indicators for the areas of Support and Evolution of Business Intelligence systems, in order to enable a continued enhancement of the services the Bank of Portugal provides.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectCentros de competência business intelligencepor
dc.subjectModelo gestão business intelligencepor
dc.subjectPrograma business intelligencepor
dc.subjectSistemas de apoio à decisãopor
dc.subjectBusiness intelligence competency centerpor
dc.subjectManagement model business intelligencepor
dc.subjectBusiness intelligence programpor
dc.subjectDecision support systemspor
dc.titleCentro de competência business intelligence: caso de estudo Banco de Portugalpor
dc.typemasterThesispt-PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informática-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_CCBI-BDP.pdf
  Restricted Access
8,46 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.