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http://hdl.handle.net/10071/8103
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ramos, M. | - |
dc.contributor.author | Parente, C. | - |
dc.contributor.author | Santos, M. | - |
dc.date.accessioned | 2014-12-12T13:15:33Z | - |
dc.date.available | 2014-12-12T13:15:33Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.issn | 1517-9702 | por |
dc.identifier.uri | https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/17871 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/8103 | - |
dc.description.abstract | A adequação entre o nível e tipo de formação académica e a situação profissional é um tema presente sempre que se aborda a temática da inserção profissional dos licenciados. Pretende-se, com este artigo, analisar as situações profissionais de diplomados portugueses do ensino superior cinco anos após a conclusão da licenciatura, à luz da problemática da inserção e transição profissional. Enquadra-se a relação entre sistema de ensino e mercado de trabalho comparando-se indicadores internacionais que contextualizam o caso português, de modo a discutir os resultados empíricos que caracterizam a situação profissional vivida em 2010 por uma amostra de 1.004 diplomados de duas universidades portuguesas. Definem-se cinco tipos de situações profissionais a partir de técnicas de análise multivariadas e reflete-se sobre os perfis encontrados. Conclui-se que a maioria dos licenciados exerce uma atividade profissional adequada ao seu nível de graduação, com rendimentos salariais, vínculos laborais e horários adequados ao grupo dos especialistas das actividades intelectuais e científicas. Porém, a análise mais fina revela-nos uma configuração hierárquica das situações profissionais num continuum que se organiza desde a inserção frágil à inserção qualificante associada às áreas de formação frequentadas. Os diplomados nas áreas de educação, artes e humanidades ocupam as situações profissionais mais precarizantes, contrastando com a sobrerrepresentação nos empregos mais favoráveis dos licenciados das áreas de saúde, economia, gestão e direito. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Transição profissional | por |
dc.subject | Inserção profissional | por |
dc.subject | Licenciados | por |
dc.subject | Diploma académico | por |
dc.title | Os licenciados em Portugal: uma tipificação de perfis de inserção profissional | por |
dc.type | article | en_US |
dc.pagination | 383-400 | por |
dc.publicationstatus | Publicado | por |
dc.peerreviewed | Sim | por |
dc.relation.publisherversion | The definitive version is available at: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022014005000001 | por |
dc.journal | Educação e Pesquisa | por |
dc.distribution | Internacional | por |
dc.volume | 40 | por |
dc.number | 2 | por |
degois.publication.firstPage | 383 | por |
degois.publication.lastPage | 400 | por |
degois.publication.issue | 2 | por |
degois.publication.title | Educação e Pesquisa | por |
dc.date.updated | 2014-12-09T12:43:08Z | - |
dc.identifier.doi | 10.1590/S1517-97022014005000001 | - |
Aparece nas coleções: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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