Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/8103
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRamos, M.-
dc.contributor.authorParente, C.-
dc.contributor.authorSantos, M.-
dc.date.accessioned2014-12-12T13:15:33Z-
dc.date.available2014-12-12T13:15:33Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn1517-9702por
dc.identifier.urihttps://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/17871-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/8103-
dc.description.abstractA adequação entre o nível e tipo de formação académica e a situação profissional é um tema presente sempre que se aborda a temática da inserção profissional dos licenciados. Pretende-se, com este artigo, analisar as situações profissionais de diplomados portugueses do ensino superior cinco anos após a conclusão da licenciatura, à luz da problemática da inserção e transição profissional. Enquadra-se a relação entre sistema de ensino e mercado de trabalho comparando-se indicadores internacionais que contextualizam o caso português, de modo a discutir os resultados empíricos que caracterizam a situação profissional vivida em 2010 por uma amostra de 1.004 diplomados de duas universidades portuguesas. Definem-se cinco tipos de situações profissionais a partir de técnicas de análise multivariadas e reflete-se sobre os perfis encontrados. Conclui-se que a maioria dos licenciados exerce uma atividade profissional adequada ao seu nível de graduação, com rendimentos salariais, vínculos laborais e horários adequados ao grupo dos especialistas das actividades intelectuais e científicas. Porém, a análise mais fina revela-nos uma configuração hierárquica das situações profissionais num continuum que se organiza desde a inserção frágil à inserção qualificante associada às áreas de formação frequentadas. Os diplomados nas áreas de educação, artes e humanidades ocupam as situações profissionais mais precarizantes, contrastando com a sobrerrepresentação nos empregos mais favoráveis dos licenciados das áreas de saúde, economia, gestão e direito.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de São Paulopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTransição profissionalpor
dc.subjectInserção profissionalpor
dc.subjectLicenciadospor
dc.subjectDiploma académicopor
dc.titleOs licenciados em Portugal: uma tipificação de perfis de inserção profissionalpor
dc.typearticleen_US
dc.pagination383-400por
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedSimpor
dc.relation.publisherversionThe definitive version is available at: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022014005000001por
dc.journalEducação e Pesquisapor
dc.distributionInternacionalpor
dc.volume40por
dc.number2por
degois.publication.firstPage383por
degois.publication.lastPage400por
degois.publication.issue2por
degois.publication.titleEducação e Pesquisapor
dc.date.updated2014-12-09T12:43:08Z-
dc.identifier.doi10.1590/S1517-97022014005000001-
Aparece nas coleções:CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
publisher_version_Ramos, Parente e Santos (2014).pdf790,22 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.