Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/8087
Author(s): Almeida, Tiago Miguel Lança
Advisor: Faria, Hugo
Date: 2013
Title: Projecto de remodelação do sistema de informação de marketing da odisseias: Projecto empresa
Reference: Almeida, T. M. L. (2013). Projecto de remodelação do sistema de informação de marketing da odisseias: Projecto empresa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8087
Keywords: Big data
Marketing information system
Compras colectivas
Odisseias
Collective buying
Abstract: Vivemos actualmente na Sociedade da Informação, onde nova informação é gerada a uma velocidade impressionante. Este fenómeno do aumento de volume e velocidade da informação, oriundas das mais variadas fontes dá pelo nome de Big Data. Diz respeito à capacidade das organizações em conseguirem recolher, armazenar e tratar a informação. Isto só será possível com a implementação e desenvolvimento de um Marketing Information System, onde é feito um diagnóstico e uma análise, para se avaliarem as informações mais relevantes e os cruzamentos das informações das diferentes fontes, para que se consigam gerar conclusões que resultem numa vantagem competitiva para as organizações. Este projecto pretende assim explanar o tema, tendo por base a realidade da Odisseias, e suas necessidades de informação. O foco incide sobre uma das áreas de negócio da empresa, que são as compras colectivas. Esta área de negócio é um caso latente de necessidade de informação, e posterior rentabilização da mesma. As compras colectivas são um mercado muito competitivo e dinâmico, onde o acesso a análises e informação são uma vantagem competitiva enorme. Dessa forma, o projecto pressupõe a implementação de um Marketing Information System que permita à empresa uma melhor recolha, armazenamento e tratamento da informação que tem ao seu dispor. Assim, podemos verificar as diferentes fontes de informação que existem e as possibilidades que surgem com o cruzamento destas mesmas informações, ao nível de análises capazes de trazer ilações para o negócio, e que assim materializem uma vantagem competitiva directa sobre a concorrência. Estas ilações contemplam temas como a gestão dos produtos e a optimização de processos, que serão dois dos eixos que mais beneficiarão de um Marketing Information System.
We are living in the Information Society, where new information is generated at an impressive speed. This phenomenon of increased volume and speed of information originated from various sources, its called Big Data. Its related with the ability of organizations to collect, store and process information. This will only be possible with the implementation and development of a Marketing Information System, on which a diagnosis and analysis are made, to evaluate the most relevant information, and intersections of information from different sources, which are able to generate conclusions that result in competitive advantage for organizations. This project aims to explain the topic, based on the reality of Odisseias and their information needs. The focus is on one of the business areas of the company, which is the collective buying. This business area is a latent case of information need, and subsequent profitability. Collective buying is a very competitive and dynamic market, where access to information and analysis are an enormous competitive advantage. Thus, the project involves the implementation of a Marketing Information System that enables the company to better collect, storage and process information that is available. We can see the different sources of information that exists and the possibilities that arise from the intersection of that information, on the level of analysis able to bring lessons to the business, and thus materialize a competitive edge over the direct competitors. These conclusions contemplate issues such as product management and processes optimization, which are two of the axes that will benefit most from the implementation of a Marketing Information System.
Degree: Mestrado em Marketing
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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