Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/8083
Author(s): Eugénio, Sara Rodrigues
Advisor: Góis, Pedro Manuel Rodrigues da Silva Madeira e
Fernandes, Alexandra
Date: 2013
Title: Arte urbana no século XXI: A relação com o mercado da arte
Reference: Eugénio, S. R. (2013). Arte urbana no século XXI: A relação com o mercado da arte [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8083
Keywords: Arte urbana -- Urban art
Graffiti
Street art
Mercado da arte
Art market
Abstract: Esta dissertação aborda a relação da arte urbana com o mercado da arte no panorama português, bem como o papel do agente enquanto intermediário dos dois. Contextualiza-se historicamente a arte urbana e o mercado da arte, com o objectivo de esclarecer a relação existente entre ambos. Através de um estudo qualitativo, com recurso a documentação, observação e entrevistas semi-estruturadas a artistas urbanos portugueses e agentes culturais, procura-se compreender o universo da arte urbana, do artista, da relação com o mercado da arte, bem como da importância do agente e do agenciamento. Este estudo pretende expor o estado actual da arte urbana em Portugal e do mercado da arte quando relacionado com a mesma, de forma a compreende a necessidade de um agente ou modelo de negócio de agenciamento de artistas urbanos. Ambiciona-se que esta investigação contribua para aumentar o espectro de informação sobre a arte urbana em Portugal e do mercado da arte nesta vertente. Há ainda o intuito de compreender se existe uma oportunidade de negócio que possa dinamizar o mercado no que diz respeito à arte urbana. Com o decorrer desta investigação concluiu-se que em Portugal a relação da arte urbana com o mercado da arte é ainda pouco expressiva, denotando-se uma lenta evolução. Constatou-se também que poderá existir uma necessidade de um elemento que deverá ser o gestor de carreira do artista urbano, que se encarregue de todo o trabalho burocrático do mesmo e que o apoie na realização de projectos.
This dissertation addresses the relationship between urban art and the art market in the portuguese field, as well as the role of the agent as an intermediary between both. Contextualize historically the urban art and the art market, with a goal to clarify the relationship between them. Through a qualitative study, based on documentation, observation and semi-structured interviews to Portuguese urban artists and cultural agents, the goal is to understand the universe of the urban art, of the artist, of the relationship with the art market, as well as and the importance of the agent and the agency. This study aims to explain the current state of urban art in Portugal and also of its art market, in order to understand the need of an agent or of a business model of agency of urban artists. This study aspires to contribute to the increase of the information about urban art in Portugal and of the art market in this field. There is also the intention to understand if there is a business opportunity in the art market that can promote urban art. In the course of this investigation it was concluded that in Portugal the relationship between the urban art and the art market is still not significant, denoting a slow evolution. It was also verified the need of an element who should be the urban artist’s career manager, that should be in charge of all the paperwork and should assist it the realization of other projects.
Degree: Mestrado em Gestão Cultural
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
master_sara_rodrigues_eugenio.pdf3 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.