Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/7988
Author(s): | Patrício, Filipe Alexandre da Cruz |
Advisor: | Serrão, Carlos |
Date: | 2013 |
Title: | Remuneração e promoção de bandas e artistas independentes através de um portal de música online |
Reference: | Patrício, F. A. da C. (2013). Remuneração e promoção de bandas e artistas independentes através de um portal de música online [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7988 |
Keywords: | Música -- Music Tecnologia Internet Direitos-conexos Modelos de negócio de música Tecnology Related-rights Music business models |
Abstract: | A música tem sempre evoluído, e com esta, os modelos de negócio têm sido alterados
ao longo da história. Começando pelas atuações ao vivo (sinfonias, opera e música de
câmara) até à era digital, a forma de reprodução e distribuição de música foi tomando
diferentes formas, “obrigando” os artistas a adaptarem-se e inovarem para divulgar e
promover o seu trabalho. Mais recentemente as editoras têm sido uma alavanca para
os artistas poderem divulgar o seu conteúdo sem que estes tenham que se preocupar
com questões mais burocráticas. No entanto, por vezes a distribuição de royalties não
era feita de forma justa para ambos.
O que leva a questionarmo-nos qual a melhor forma, dado a conjuntura atual, de os
artistas divulgarem e obter remuneração o seu conteúdo. As novas tecnologias podem
trazer desvantagens para os modelos de negócio clássico, mas por outro lado pode
trazer novas oportunidades para os artistas.
Com a criação de um portal de música online os artistas poderão obter algumas das
vantagens trazidas pela Internet e assim divulgarem os seus conteúdos e com isso
obterem remuneração do seu trabalho.
É dentro desta temática que a presente dissertação está enquadrada, pretendendo
alargar assim o conhecimento ligado à música e à tecnologia. Music has been evolving throughout history and, with it, the business models have been changed. From live performances (symphonies, opera and chamber music) to the digital era, music’s reproduction and distribution has taken different forms, leading artists into adapting and innovating to promote their work. Recently music publishers have been a boost for artists, enabling them to promote their content without having to deal with bureaucracies. However, royalty distribution hasn’t always been too fair for both. That leads to questions about the best way for an artist to get their content promoted given the current situation. Technology may bring some disadvantages for classic business models, but could also bring new business oportunities. With the creation of an online portal for music, artists may acquire certain perks brought by the internet and thus promote their content and gain acknowledgement by doing so. This dissertation focuses on this topic, with the purpose of expanding the knowledge of music and technology. |
Department: | Departamento de Ciências e Tecnologia da Informação |
Degree: | Mestrado em Informática e Gestão |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
master_filipe_cruz_patricio.pdf | 2,54 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.