Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7974
Autoria: Sá, Cátia Patrícia Santos
Orientação: Vicente, Paula
Data: 2013
Título próprio: Impacto da ação promocional realizada pelas lojas Pingo Doce em 1 de maio de 2012 junto dos consumidores
Referência bibliográfica: Sá, C. P. S. (2013). Impacto da ação promocional realizada pelas lojas Pingo Doce em 1 de maio de 2012 junto dos consumidores [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7974
Palavras-chave: Retalho alimentar
Retailing mix
Consumidor -- Consumer
Promoção comercial -- Commercial promotion
Food retail
Retailing mix
Resumo: Nesta dissertação analisa-se uma das ações promocionais mais inovadoras realizadas no sector da distribuição alimentar em Portugal: a promoção executada pelo Grupo Jerónimo Martins nas suas lojas Pingo Doce, no dia 1 de Maio de 2012, a qual consistiu em oferecer aos consumidores um desconto imediato de 50% sobre a totalidade do valor das suas compras. Com o objetivo de avaliar o impacto daquela ação promocional foi realizado um estudo de opinião junto de uma amostra de consumidores, incluindo clientes habituais e não habituais das lojas Pingo Doce. Os resultados revelaram que foram os clientes habituais das lojas Pingo Doce aqueles que mais fizeram compras no dia 1 de Maio de 2012. Os consumidores aproveitaram a Promoção quer para adquirir produtos que não adquiririam fora de um contexto de redução de preços, quer para adquirir produtos de marca. Para a maioria dos consumidores a poupança conseguida ascendeu a valores entre 100 euros e 300 euros. Os consumidores expressaram uma opinião muito favorável sobre a Promoção, partilhada quer pelos clientes habituais quer pelos clientes não habituais das lojas. A realização da Promoção reforçou a opinião positiva que os consumidores já tinham sobre as lojas Pingo Doce. A regularidade de visita à lojas – pelo menos uma vez por semana, para a maioria dos consumidores – manteve-se elevada após a realização da Promoção.
This thesis analyzes one of the most innovative promotions that was held in the food retail sector of Portugal: the promotion, executed by the Jerónimo Martins Group in their Pingo Doce stores on May 1st 2012, gave the consumers the possibility of getting an immediate 50% discount off the total of their purchase. With the purpose of evaluating the impact of the promotion, an opinion study was made among a sample of consumers, which included regular and not regular clients of the Pingo Doce stores. The results revealed that the regular clients of the Pingo Doce stores were the ones who most shopped on May 1st, 2012. The consumers took advantage of the Promotion to buy products that they wouldn’t have bought without the price reductions and to buy branded products. For most of the consumers the savings achieved were around 100 to 300 euros. Consumers expressed a very positive opinion about the Promotion, and this opinion was expressed by the regular clients of the stores and also by the not regular clients. The Promotion reinforced the positive opinion that the consumers had about the Pingo Doce stores. The regularity of the visits of the consumers to the stores – at least once per week, for most of them – stayed high after the promotion ended.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
master_catia_santos_sa.pdf2,02 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.