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http://hdl.handle.net/10071/7939
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Title: Reinterpretar o passado: reabilitar o presente
Authors: Silva, Jorge Fernando Cordeiro
Orientador: Costa, Pedro Seco da
Keywords: Património
Príncipe Real
Criação de valor
Heritage
Value creation
Issue Date: 2013
Citation: SILVA, Jorge Fernando Cordeiro - Reinterpretar o passado: reabilitar o presente [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2013. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/7939>.
Abstract: A presente dissertação pretende elaborar uma reflexão acerca da criação de valor através do património, partindo de duas questões estruturantes: qual o papel do património na criação de valor imobiliário? E qual a importância da legitimação e criação de reputação na criação de valor sobre o mesmo? A discussão tem por base empírica o caso do Príncipe Real que se encontra sobre um processo de criação de valor através do património liderado pela EastBanc, uma Empresa Imobiliária Norte-Americana. Este trabalho estrutura-se, por uma primeira fase de análise conceptual, onde autores contemporâneos ajudarão na definição dos campos importantes para a criação de valor que está a ocorrer no Príncipe Real, que será investigado nas suas várias dimensões como uma zona central da cidade numa segunda fase. Numa última abordagem, discutir-se-ão as várias formas de criação de valor que estão a ser usadas nesta zona de Lisboa, encontrando-se todo o trabalho pontuado pelos resultados de várias entrevistas, que ajudarão na criação de discussão. A criação de valor através do património – aqui encarado sobretudo como património “corrente” residencial – implica grandes investimentos na aquisição e transformação dos imóveis de forma a se adaptarem às exigências atuais. Associado a isto encontram-se uma serie de outros mecanismos acrescentados pela promotora Imobiliária em questão, que permitem a soma de valor final aos fogos, que passam essencialmente pela promoção da zona comercial do Príncipe Real e pela criação de reputação sobre o mesmo. Este processo de reabilitação é alvo de uma valorização crescente, numa sociedade que passou a dar mais valor ao centro da cidade. No entanto a grande maioria da população embora valorize os processos de reabilitação conjunta, não os procura. Essa procura limita-se a uma classe restrita, com um certo nível de exigência a que as promotoras Imobiliárias têm de dar resposta. Isto leva a que, como acontece com a EastBanc, as Empresas sintam a necessidade de legitimar todo o processo através de: arquivos históricos que implementam uma memória do local que já não corresponde à atualidade; referências arquitetónicas recorrendo a profissionais portugueses do setor de reconhecimento singular no estrangeiro; e a parcerias institucionais que ajudam a “pintar” o ambiente “charmoso-erudito” que se pretende vender.
The following dissertation intends to generate a reflection about the creation of values through heritage, starting with two main questions: what role does heritage play in real estate value? And what’s the importance of legitimacy and reputation in the value of real estate? EastBanc, a North-American Company, is currently valuing Príncipe Real based on its heritage, a subject which I hereby present. This thesis is structured, firstly by conceptual analysis, where contemporary authors will help define the main sectors for the valuing of Príncipe Real, and secondly investigate in its various dimensions as a central part of the city. Finally, discuss the multiple forms of valuing that are being used in this particular area of Lisbon, by selecting the relevant interviews that can support the following statements. Valuing influenced by heritage – specifically seen here as an “ordinary” residential heritage – implies large investments in the purchase and transformation of real estate buildings in order to adapt them to the current demands. In relation, a few of the mechanisms created by the Real Estate Company are to develop the reputation and commercially promote Príncipe Real. Since it started to become a more central part of town, the process of rehabilitation has added and simultaneously society has seen an expansion in value. However the majority of the population, even though doesn’t search for it, appreciates the processes of joint rehabilitation. Such search is limited to a restricted minority, with high level demands to which the Real Estate Company have to give answers for. As a result, EastBanc, the Real Estate Company, felt the need to legitimize the process through: historic archive that encompasses past memories of the local people; architectonic referrals using Portuguese professionals well known abroad; and institutional partnerships which help to pass the charming and erudite environment which is intended to sell.
Description: Mestrado Integrado em Arquitectura
URI: http://hdl.handle.net/10071/7939
Thesis identifier: 201083850
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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