Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/7866
Author(s): Ferreira, Francisco José da Costa Gonçalves
Advisor: Ramalho, Nelson
Date: 2012
Title: O papel da responsabilidade social na promoção da satisfação dos colaboradores
Reference: Ferreira, F. J. da C. G. (2012). O papel da responsabilidade social na promoção da satisfação dos colaboradores [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7866
Keywords: Satisfação no trabalho -- Job satisfaction
Responsabilidade social das empresas -- Corporate social responsibility
Clima organizacional -- Organizational climate
Comprometimento organizacional -- Organizational commitment
Motivação
Motivation
Abstract: O presente estudo pretende averiguar se a adopção de práticas de responsabilidade social pelas empresas é um factor impulsionador do aumentodo nível de satisfação dos seus colaboradores, tendo em consideração o seu papel como preditor da motivação e da retenção da mão-de-obra. Com base numa amostra de 6.459 colaboradores de uma empresa multinacional Portuguesa e utilizando um modelo de mediação, é avaliada a relação entre as percepções da responsabilidade social, nas vertentes ambiental e social, com a satisfação, motivação e retenção dos colaboradores. Os resultados corroboram o papel da responsabilidade social na promoção da satisfação, mas apenas na sua vertente social, podendo influenciar positivamente o nível de motivação expresso pelos colaboradores bem como a sua intenção de permanecer na empresa somente quando esta relação é mediada pela satisfação. Concluiu-se ainda que a satisfação estáfortemente relacionada com a motivação, mas tem uma relação menos significativa com a intenção de permanecer na empresa.
The present study aims to investigate whether the adoption of corporate social responsibility practices by companies can enhance the employees' level of satisfaction, taking into account its role as predictor of retention and motivation of the workforce. Using a data sample with 6.459 employees of a multinational company based inPortugal and using a model of mediation, it is evaluated to what extent the perceptions of corporate social responsibility, in terms of environmental and social aspects are related to satisfaction, motivation and retention of employees. The results confirm the role of corporate social responsibility in promoting employees' satisfaction, but only on the social aspect, and can positively influence the level of motivation expressed by employees as well as their intention to stay in company but only when this relationship is mediated by the satisfaction. It is also concluded that satisfaction is strongly related to motivation, but has a less significant relationship with the intention to continue in the company.
Department: Departamento de Economia Política
Degree: Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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