Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/7821
Author(s): Latoeiro, Pedro Jorge Carvalho
Advisor: Ramos, Sofia
Date: 2012
Title: Pesquisar para decidir: O Google como barómetro da atenção do investidor
Reference: Latoeiro, P. J. C. (2012). Pesquisar para decidir: O Google como barómetro da atenção do investidor [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7821
Keywords: Atenção -- Attention
Investidores particulares
Procura de informação
Pesquisas na internet
Individual investor
Information demand
Web search
Abstract: A procura de informação na Internet tem sido validada enquanto indicador fiável da atenção dos investidores particulares com reflexos significativos na liquidez do mercado. Este estudo analisa se há alguma relação entre a atenção do investidor medida pelo volume de pesquisas no Google e um conjunto de acções do índice Euro Stoxx 50. Na análise de uma amostra de acções europeias encontra-se evidência de que essa relação não é linear. Elevados níveis de atenção estão associados a maior liquidez, mas o efeito de uma diminuição da procura de informação revela-se muito mais intenso. Infere-se ainda que a frequência de pesquisas no Google contém poder preditivo na medida em que um aumento da procura de informação antecipa maior volume e volatilidade e menor rendibilidade. Mas os resultados sugerem uma vez mais tratar-se de uma relação não linear, dado que uma diminuição na frequência de consultas na Internet não prediz uma queda na volatilidade nem uma subida da rendibilidade. Embora se detecte algum impacte na semana em que são realizadas as pesquisas, o efeito sobre a liquidez é superior na semana seguinte, o que constitui um indício da presença de investidores particulares.
Internet demand information has been considered a good indicator of small investors ’ attention with impact on liquidity. This study analyses if there is relation between investors’ attention measured by Google search queries and a set of stocks from Euro Stoxx 50 index. Analyzing a sample of European stocks we find evidence that this relation is nonlinear. An increase in Internet information demand is associated with higher liquidity, but the opposite effect appears to be much more intense. We find also evidence of predictability ability of Internet demand for information. A large volume of information demand on the Google engine is indicative of increasing volatility and volume and decreasing returns. But similarly the evidence suggests a nonlinear relation. A lower level of Google search does not predict a future fall in volatility and an increase in returns. Although liquidity changes on the same week of Google variations, the impact is higher on the following week (week +1), suggesting less sophisticated investors.
Department: Departamento de Economia Política
Degree: Mestrado em Economia Monetária e Financeira
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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