Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7797
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Teresa Madeira da-
dc.contributor.authorAlmeida, Maria Helena Simões Coelho de-
dc.date.accessioned2014-10-22T15:27:51Z-
dc.date.available2014-10-22T15:27:51Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-10por
dc.identifier.citationAlmeida, M. H. S. C. de. (2013). A publicidade urbana como fonte de poluição visual: Ordenar e simplificar os suportes publicitários nos edifícios: Caso de estudo e proposta no município da Amadora [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7797pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/7797-
dc.descriptionTrabalho de projetopor
dc.description.abstractEste trabalho de projeto foi desenvolvido com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de ferramentas eficazes, a incrementar no ato de ordenar e simplificar a publicidade urbana. Sendo a publicidade urbana bastante variada, vamos focar-nos especificamente nos suportes publicitários colocados nos edifícios, tendo como horizonte contribuir para a recuperação da harmonia visual das cidades, e consequentemente diminuir a poluição e a degradação visual urbana. Com base nos autores reconhecidos na área da arquitetura, do urbanismo e da sociologia urbana como Aldo Rossi, Henry Lefebvre, Louis Wirth, Robert Venturi, Marc Augé, Gordon Cullen, Kevin Lynch, Donis A. Dondis, Lucrécia D’Alessio Ferrara, Camila Faccioni Mendes e Pedro Brandão, demos atenção a questões enquadráveis na qualidade de vida urbana, como a mobilidade ou o direito de viver a cidade, de forma a analisar a publicidade urbana como fonte de poluição visual. Escolhemos como área de estudo o Bairro do Bosque na cidade da Amadora, por se tratar de um território central e um espaço de fruição do consumo e da mobilidade. Concebeu-se parâmetros generalistas para uma nova proposta de regulamentação, e executou-se o projeto-piloto com parâmetros específicos para a área de estudo. Para atingir este propósito analisou-se o Decreto-lei 48/2011, de 1 de Abril e as suas repercussões na publicidade urbana, o Regulamento Municipal sobre Publicidade da Amadora (versões 1997 e 2013), assim como a “Lei Cidade Limpa” em vigor desde 2006 na cidade de São Paulo no Brasil.por
dc.description.abstractThis working draft was developed in order to contribute for development of effective tools, to add in the act of ordering and to simplify the urban advertisement. Being the urban advertisement a wide subject, we are focusing specifically on the advertisement holders found on buildings, having as horizon being able to contribute for the recovery of city’s visual harmony, and consequently diminishing urban pollution and visual degradation. Based on acknowledged authors in the subject of architecture, urbanism and urban sociology such as Aldo Rossi, Henry Lefebvre, Louis Wirth, Robert Venturi, Marc Augé, Gordon Cullen, Kevin Lynch, Donis A. Dondis, Lucrécia D’Alessio Ferrara, Camila Faccioni Mendes and Pedro Brandão, we focused on issues that would fit on urban life quality, such as mobility or the right of living the city, to analyse urban advertisement as a source of visual pollution. We chose ‘Bairro do Bosque’, in Amadora, as study subject for being a central territory and a space for the enjoyment of consumption and mobility. Generalizing parameters were conceived for a new regulation proposal, and a pilot project with specific parameters related to the subject in study was executed. To achieve we analyzed the Decree-Law 48/2011, of 1st of April and its repercussions on urban advertisement, the Municipal Regulation concerning Amadora’s Advertising (1997 and 2013 versions), the “Clean City Law” created in 2006 for São Paulo, Brazil.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEspaço urbanopor
dc.subjectPublicidade urbanapor
dc.subjectSuportes publicitáriospor
dc.subjectPoluição visualpor
dc.subjectUrban spacepor
dc.subjectUrban advertisementpor
dc.subjectAdvertisement holderspor
dc.subjectVisual pollutionpor
dc.titleA publicidade urbana como fonte de poluição visual: Ordenar e simplificar os suportes publicitários nos edifícios: Caso de estudo e proposta no município da Amadorapor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.identifier.tid201122731-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Geografia Económica e Social-
thesis.degree.nameMestrado em Estudos Urbanos-
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologia e Políticas Públicas-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
master_maria_coelho_almeida.pdf3,36 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.