Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/7788
Author(s): Henriques, João Paulo Guilherme
Advisor: Conde, Idalina Maria Dionísio Val Flores Martins
Date: 2013
Title: Processos criativos nos novos média: os profissionais freelance das actividades criativas
Reference: HENRIQUES, João Paulo Guilherme - Processos criativos nos novos média: os profissionais freelance das actividades criativas [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2013. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/7788>.
Keywords: Processo criativo
Novos média
Indústrias criativas
Sector cultural e criativo
Freelancers
Trabalhadores independentes
Rede social
Creative process
New media
Creative industries
Cultural and creative economy
Self-employed work
Social network
Abstract: Nesta pesquisa interdisciplinar, sugerimos que os processos criativos dos profissionais freelance das actividades criativas podem ser interpretados essencialmente pelo seu discurso informal. Verifica-se que o processo criativo é descrito como ideia ou solução para um momento e necessidade específicos e como ideia do processo na descrição temporal. Nesta última percepção e pelo campo teórico da criatividade, os profissionais possuem um mind-set que lhes permite descrever as fases da actividades, recursos e indivíduos presentes, numa forte interligação com o campo da actividade criativa, especificidade do projecto e experiência e conhecimentos profissionais acumulados, que os apoia na gestão contínua e estruturação técnica. Desenvolvem serviços técnicos, estratégicos e de intermediação e a sua designação representa, por vezes, a pluralidade de serviços que oferecem e a relação directa com o mundo digital. Os projectos podem ser integrados por diversos elementos de comunicação e representar apenas um fragmento da cadeia económica de produção. O computador, Internet e software são essenciais no processo criativo como instrumentos de criação, comunicação, produção e distribuição. Para tal contribuem as funções automáticas do computador e software, a portabilidade e compatibilidade de ficheiros digitais, e as plataformas on-line. Os novos média possibilitam a liberdade criativa e económica dos indivíduos e também contribuem para um contexto de sobrevivência no mercado, no qual interagem com outros freelancers, empresas e clientes.
This interdisciplinary research shows that creative processes of the freelance professionals of the creative industries can be analyzed on their informal discourse. The creative process is described as an idea or a solution for a moment or a specific need, or as an idea of the process in its temporal description. According to this last understanding and creativity field theory, professionals gain a mind-set that allows them to identify activities, resources and individuals to intervene in projects’ development. This is strongly supported and connected with the professionals’ creative field of expertise, project specificities and acquired experience and knowledge, which enable them to deal with both irregular work patterns and technical development. Creative freelancers develop and provide technical, strategic and intermediary services and its work designation is, sometimes, an evidence of their diverse activities and connection with the digital world. Projects can be either integrated by diverse communication elements or only represented by a small fragment of the economic chain. Thanks to software automatic functions, digital files portability and compatibility and on-line platforms, computer, Internet and software become essential to the creative process as tool for creation, communication, production and placement. New media allows professional’s creative and economic freedom and generate a context where they try to survive in the marketplace, as they interact with other freelancers, companies and clients.
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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