Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/7788
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorConde, Idalina Maria Dionísio Val Flores Martins-
dc.contributor.authorHenriques, João Paulo Guilherme-
dc.date.accessioned2014-10-21T14:25:53Z-
dc.date.available2014-10-21T14:25:53Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-10por
dc.identifier.citationHENRIQUES, João Paulo Guilherme - Processos criativos nos novos média: os profissionais freelance das actividades criativas [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2013. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/7788>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/7788-
dc.description.abstractNesta pesquisa interdisciplinar, sugerimos que os processos criativos dos profissionais freelance das actividades criativas podem ser interpretados essencialmente pelo seu discurso informal. Verifica-se que o processo criativo é descrito como ideia ou solução para um momento e necessidade específicos e como ideia do processo na descrição temporal. Nesta última percepção e pelo campo teórico da criatividade, os profissionais possuem um mind-set que lhes permite descrever as fases da actividades, recursos e indivíduos presentes, numa forte interligação com o campo da actividade criativa, especificidade do projecto e experiência e conhecimentos profissionais acumulados, que os apoia na gestão contínua e estruturação técnica. Desenvolvem serviços técnicos, estratégicos e de intermediação e a sua designação representa, por vezes, a pluralidade de serviços que oferecem e a relação directa com o mundo digital. Os projectos podem ser integrados por diversos elementos de comunicação e representar apenas um fragmento da cadeia económica de produção. O computador, Internet e software são essenciais no processo criativo como instrumentos de criação, comunicação, produção e distribuição. Para tal contribuem as funções automáticas do computador e software, a portabilidade e compatibilidade de ficheiros digitais, e as plataformas on-line. Os novos média possibilitam a liberdade criativa e económica dos indivíduos e também contribuem para um contexto de sobrevivência no mercado, no qual interagem com outros freelancers, empresas e clientes.por
dc.description.abstractThis interdisciplinary research shows that creative processes of the freelance professionals of the creative industries can be analyzed on their informal discourse. The creative process is described as an idea or a solution for a moment or a specific need, or as an idea of the process in its temporal description. According to this last understanding and creativity field theory, professionals gain a mind-set that allows them to identify activities, resources and individuals to intervene in projects’ development. This is strongly supported and connected with the professionals’ creative field of expertise, project specificities and acquired experience and knowledge, which enable them to deal with both irregular work patterns and technical development. Creative freelancers develop and provide technical, strategic and intermediary services and its work designation is, sometimes, an evidence of their diverse activities and connection with the digital world. Projects can be either integrated by diverse communication elements or only represented by a small fragment of the economic chain. Thanks to software automatic functions, digital files portability and compatibility and on-line platforms, computer, Internet and software become essential to the creative process as tool for creation, communication, production and placement. New media allows professional’s creative and economic freedom and generate a context where they try to survive in the marketplace, as they interact with other freelancers, companies and clients.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectProcesso criativopor
dc.subjectNovos médiapor
dc.subjectIndústrias criativaspor
dc.subjectSector cultural e criativopor
dc.subjectFreelancerspor
dc.subjectTrabalhadores independentespor
dc.subjectRede socialpor
dc.subjectCreative processpor
dc.subjectNew mediapor
dc.subjectCreative industriespor
dc.subjectCultural and creative economypor
dc.subjectSelf-employed workpor
dc.subjectSocial networkpor
dc.titleProcessos criativos nos novos média: os profissionais freelance das actividades criativaspor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.identifier.tid201012880-
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação-
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2 - Print_2_6_índice.pdf59,53 kBAdobe PDFView/Open
3- Print_1_43_corpo.pdf767,07 kBAdobe PDFView/Open
4 - Print_50_54_bibliografia_notas.pdf391,79 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.