Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/7773
Author(s): Gouveia, Célia Maria Carvalho
Advisor: Cardoso, Gustavo Alberto Guerreiro Seabra Leitão
Vieira, Jorge Samuel Pinto
Date: 2013
Title: Football fandom online: A globalização dos fãs e o impacto das identidades no ambiente digital
Reference: Gouveia, C. M. C. (2013). Football fandom online: A globalização dos fãs e o impacto das identidades no ambiente digital [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7773
Keywords: Fãs
Futebol
Identidade
Globalização
Facebook
Fans
Football
Identity
Globalization
Abstract: Partindo da ideia de que o futebol constitui um campo privilegiado de acesso ao estudo das diversas realidades sociais e que os significados culturais assumem diferentes sentidos à medida que a tecnologia ocupa um espaço cada vez maior na vida das pessoas. A presente dissertação desenvolve uma investigação sobre fãs de futebol que tem em comum como canal de ligação, a Rede Social Facebook. A parte teórica explica a investigação em três principais patamares interligados: identidade e comunidades; cultura de fãs e Redes Sociais. Na metodologia utilizada para desenvolver o trabalho, privilegiamos a pesquisa por inquirição online, através de um questionário partilhado na Rede Social Facebook, questionário este que chegou a setenta e dois países distribuídos por seis continentes. Argumenta-se, a partir das conclusões obtidas e de várias perspetivas críticas, qual o significado de ser um fã de futebol através dum canal de mediação e de que forma as comunidades de fandom de futebol podem ser fundamentais pela chamada “economia de emoções”.
Based on the idea that football constitutes a privileged field access of study to the different social reality and the cultural signification take on different meanings as technology plays an increasingly larger space in people's lives. This thesis develops an investigation into football fans that have in common a channel connection, the Facebook Social Network. The theoretical framework explains the research in particular look in at three interrelated levels: cultural identities, communities, football fan culture and social networks. In the methodology used to develop the investigation, we focus on the search for online survey through a shared questionnaire in the social network Facebook. This survey has reached up to seventy-two countries on six continents. It is argued, based on the conclusions obtained from various critical perspectives, the meaning in being a football fan through a mediation channel and how fandom football communities can be fundamental by the "economy of emotions."
Department: Departamento de Sociologia e Políticas Públicas
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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