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http://hdl.handle.net/10071/7746
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Title: Bullying no contexto escolar angolano: impacto da família na regulação emocional e (des)ajustamento dos estudantes
Authors: Chipa, Júlia Kalahari Portela Mendes
Orientador: Carvalhosa, Susana
Keywords: Bullying
Estilos parentais
Regulação emocional
Bem-estar subjectivo
África
Angola
Parental styles
Emotional regulation
Subjective well-being
Issue Date: 2013
Citation: CHIPA, Júlia Kalahari Portela Mendes - Bullying no contexto escolar angolano: impacto da família na regulação emocional e (des)ajustamento dos estudantes [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2013. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/7746>.
Abstract: O estudo procura explorar as práticas de bullying nas escolas angolanas, tendo como suporte teórico o modelo ecológico de Bronfenbrenner (1994) e o modelo tripartido da influência familiar na regulação emocional (Morris, Silk, Steinberg, Myers & Robinson, 2007). Pretende-se analisar o papel da regulação emocional na relação entre a família (estilos parentais) e o (des)ajustamento (bullying e bem-estar subjetivo) e a moderação das características dos pais e das crianças. Os participantes são 544 estudantes angolanos, de ambos os sexos, entre os 10 e os 16 anos, das províncias de Benguela, Huíla e Luanda. O instrumento é um questionário de autorrelato, adaptado ao contexto angolano. O estudo foi aprovado pelas Direções Provinciais da Educação e consideraram todos os procedimentos éticos, de acordo com a OPP e a APA. De acordo com os resultados, o desenvolvimento da regulação emocional, através de práticas parentais mais adequadas, poderá prevenir o bullying e promover um maior bem-estar das crianças e jovens.
This research attempts to explore bullying practices in Schools of Angola, based on the technical support of the theoretic ecologic method of Bronfenbrenner (1994) and the tripartite model of family influence in emotional regulation of the family (Morris, Silk, Steinberg, Myers & Robinson, 2007). It intends to analyze the role of emotional regulation in the relationship between the family (parental styles) and the (mal)adjustment (bullying and subjective well-being) and the moderation of the parents and children characteristics. The participants are 544 (five hundred and forty four) Angolan students, both genders, between 10 to 16 years old, from the provinces of Benguela, Huila and Luanda. The applied instrument is a self-report questionnaire, adapted to the Angola Context. This research has received approval from Provincial Directions of Education in respective provinces, having considered all the ethic procedures as being in accordance with the OPP and the APA. The results of the study showed that the emotional development regulation, throughout the most adequate practices, might prevent bullying and promote well-being of children and young people.
Description: Dissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Psicologia das Emoções / Códigos PsycINFO 3230 Transtornos comportamentais & Comportamento antissocial 2360 Motivação e Emoção 3560 Dinâmicas de Sala de aula & Ajustamento do aluno & atitudes
URI: http://hdl.handle.net/10071/7746
Thesis identifier: 201063425
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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