Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/7746
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarvalhosa, Susana-
dc.contributor.authorChipa, Júlia Kalahari Portela Mendes-
dc.date.accessioned2014-09-10T15:52:34Z-
dc.date.available2014-09-10T15:52:34Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-09por
dc.identifier.citationChipa, J. K. P. M.(2013). Bullying no contexto escolar angolano: impacto da família na regulação emocional e (des)ajustamento dos estudantes [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte.http://hdl.handle.net/10071/7746pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/7746-
dc.description.abstractO estudo procura explorar as práticas de bullying nas escolas angolanas, tendo como suporte teórico o modelo ecológico de Bronfenbrenner (1994) e o modelo tripartido da influência familiar na regulação emocional (Morris, Silk, Steinberg, Myers & Robinson, 2007). Pretende-se analisar o papel da regulação emocional na relação entre a família (estilos parentais) e o (des)ajustamento (bullying e bem-estar subjetivo) e a moderação das características dos pais e das crianças. Os participantes são 544 estudantes angolanos, de ambos os sexos, entre os 10 e os 16 anos, das províncias de Benguela, Huíla e Luanda. O instrumento é um questionário de autorrelato, adaptado ao contexto angolano. O estudo foi aprovado pelas Direções Provinciais da Educação e consideraram todos os procedimentos éticos, de acordo com a OPP e a APA. De acordo com os resultados, o desenvolvimento da regulação emocional, através de práticas parentais mais adequadas, poderá prevenir o bullying e promover um maior bem-estar das crianças e jovens.por
dc.description.abstractThis research attempts to explore bullying practices in Schools of Angola, based on the technical support of the theoretic ecologic method of Bronfenbrenner (1994) and the tripartite model of family influence in emotional regulation of the family (Morris, Silk, Steinberg, Myers & Robinson, 2007). It intends to analyze the role of emotional regulation in the relationship between the family (parental styles) and the (mal)adjustment (bullying and subjective well-being) and the moderation of the parents and children characteristics. The participants are 544 (five hundred and forty four) Angolan students, both genders, between 10 to 16 years old, from the provinces of Benguela, Huila and Luanda. The applied instrument is a self-report questionnaire, adapted to the Angola Context. This research has received approval from Provincial Directions of Education in respective provinces, having considered all the ethic procedures as being in accordance with the OPP and the APA. The results of the study showed that the emotional development regulation, throughout the most adequate practices, might prevent bullying and promote well-being of children and young people.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBullyingpor
dc.subjectEstilos parentaispor
dc.subjectRegulação emocionalpor
dc.subjectBem-estar subjetivopor
dc.subjectÁfricapor
dc.subjectAngolapor
dc.subjectParental stylespor
dc.subjectEmotional regulationpor
dc.subjectSubjective well-beingpor
dc.titleBullying no contexto escolar angolano: impacto da família na regulação emocional e (des)ajustamento dos estudantespor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.identifier.tid201063425-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia-
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia das Emoções-
dc.subject.apa3230-
dc.subject.apa2360-
dc.subject.apa3560-
dc.subject.apa13500 Educational and school psychology-
dc.subject.apa12300 Human experimental psychology-
dc.subject.apa13200 Psychological and physical disorders-
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_julia_portela_chipa.pdf878,17 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.