Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/7740
Author(s): Lavrador, Luísa Maria Almeida
Advisor: Esteves, Francisco Gomes
Ferreira, Patrícia Paula Lourenço Arriaga
Date: 2013
Title: O arrepio emocional: avaliação de sensações de arrepio com medidas psicofisiológicas e verbais
Reference: Lavrador, L. M. A.(2013). O arrepio emocional: avaliação de sensações de arrepio com medidas psicofisiológicas e verbais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7740
Keywords: Arrepio
Pele de galinha
Clareza emocional
Contágio emocional
Chills
Goosebumps
Emotional clarity
Emotional contagion
Abstract: Este estudo visa dois objetivos: 1) caracterizar os fenómenos arrepio subjetivo e pele de galinha, no que diz respeito a indutores, emoções e valência no contexto geral e no contexto particular da música, e sua relação com os conceitos de clareza emocional e contágio emocional, numa amostra de 498 participantes, de ambos os sexos, entre os 16 e os 74 anos. O instrumento consistiu num questionário online, incluindo variáveis sociodemográficas, familiaridade com o contexto da música, sensações físicas subjetivas e escalas para avaliar a clareza emocional e o contágio emocional. Os resultados evidenciaram indutores de caráter social e a existência de indutores diretos e indiretos, assim como correlações entre a experiência subjetiva de arrepio a clareza emocional e o contágio emocional; 2) verificar o efeito da sensibilização ao arrepio, em contexto experimental, através da sua avaliação subjetiva e fisiológica (condutância eletrodérmica e erição dos pelos), numa amostra de 49 participantes, de ambos os sexos, entre os 23 e os 68, distribuídos por duas condições, sensibilização e não sensibilização, utilizando estímulos visuais e auditivos. Evidenciou-se um efeito de sensibilização não esperado no grupo de controlo, e um aumento generalizado da condutância eletrodermica e erição dos pelos perante estímulos de valência positiva e negativa. Os resultados permitem aprofundar o conhecimento sobre ambos os fenómenos, com elevada relevância para a investigação em psicologia das emoções.
The present study aims to achieve the following goals: 1) characterization of subjective chills and goosebumps as emotional phenomena, concerning elicitors, emotions and valence, in the general context and in the specific context of music; its relation with emotional clarity and emotional contagion constructs, in a sample of 498 participants, from both sexes, aged between 16 and 74. An online questionnaire including sociodemographic variables, familiarity with the context of music, physical sensations and scales to evaluate emotional clarity and emotional contagion were used. The results showed social related elicitors and the existence of direct and indirect elicitors, as well as the existence of correlations among chills experience, emotional clarity and emotional contagion; 2) To verify chills sensitization effect, in an experimental context, through subjective report and physiological responses - skin conductance level (SCL) and piloerection, in a sample of 49 participants, from both sexes, aged between 23 and 68, randomly distributed by two conditions, sensitization and non-sensitization. Auditive and visual stimuli were used. The results showed an unexpected effect of sensitization in the control group, and a general increase in SCL and piloerection, elicited by both positive and negative stimuli. The results have important consequences to the knowledge about both phenomena and its emotional features, and have direct implications in the research of psychology of emotions.
Degree: Mestrado em Psicologia das Emoções
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_luisa_almeida_lavrador.pdf1,76 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.