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http://hdl.handle.net/10071/7730
Autoria: | Martins, Carlos Manuel Vicente |
Data: | 2012 |
Título próprio: | O contributo do ensino da Geografia para o processo de alfabetização em Moçambique e para o exercício da cidadania |
Paginação: | 1-31 |
Título do evento: | Congresso Internacional Saber Tropical em Moçambique: História, Memória e Ciência |
Palavras-chave: | Geografia Cidadania Alfabetização Moçambique |
Resumo: | Partindo do princípio que existe uma relação intrínseca entre a ciência geográfica e o seu ensino, e que toda a disciplina tem por finalidade tornar o mundo inteligível (SCHOUMAKER, 1999: 42), logo, com o ensino da Geografia se atinge essa finalidade. Neste quadro, Lacoste chega à conclusão que o mundo é ininteligível para quem não tem um mínimo de conhecimentos geográficos (LACOSTE, 1997: 254). Concebendo o ensino da Geografia como um processo de alfabetização, Douglas Santos encara o professor de Geografia como um alfabetizador, no sentido mais amplo que tal expressão possa ter (SANTOS, 1996: 42) e num país como Moçambique (em desenvolvimento) este processo ainda se torna mais útil e fundamental. |
Arbitragem científica: | Não |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CEI-CRN - Comunicações a conferências nacionais |
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