Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/7730
Author(s): Martins, Carlos Manuel Vicente
Date: 2012
Title: O contributo do ensino da Geografia para o processo de alfabetização em Moçambique e para o exercício da cidadania
Pages: 1-31
Event title: Congresso Internacional Saber Tropical em Moçambique: História, Memória e Ciência
Keywords: Geografia
Cidadania
Alfabetização
Moçambique
Abstract: Partindo do princípio que existe uma relação intrínseca entre a ciência geográfica e o seu ensino, e que toda a disciplina tem por finalidade tornar o mundo inteligível (SCHOUMAKER, 1999: 42), logo, com o ensino da Geografia se atinge essa finalidade. Neste quadro, Lacoste chega à conclusão que o mundo é ininteligível para quem não tem um mínimo de conhecimentos geográficos (LACOSTE, 1997: 254). Concebendo o ensino da Geografia como um processo de alfabetização, Douglas Santos encara o professor de Geografia como um alfabetizador, no sentido mais amplo que tal expressão possa ter (SANTOS, 1996: 42) e num país como Moçambique (em desenvolvimento) este processo ainda se torna mais útil e fundamental.
Peerreviewed: Não
Access type: Open Access
Appears in Collections:CEI-CRN - Comunicações a conferências nacionais

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