Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/7730
Author(s): | Martins, Carlos Manuel Vicente |
Date: | 2012 |
Title: | O contributo do ensino da Geografia para o processo de alfabetização em Moçambique e para o exercício da cidadania |
Pages: | 1-31 |
Event title: | Congresso Internacional Saber Tropical em Moçambique: História, Memória e Ciência |
Keywords: | Geografia Cidadania Alfabetização Moçambique |
Abstract: | Partindo do princípio que existe uma relação intrínseca entre a ciência geográfica e o seu ensino, e que toda a disciplina tem por finalidade tornar o mundo inteligível (SCHOUMAKER, 1999: 42), logo, com o ensino da Geografia se atinge essa finalidade. Neste quadro, Lacoste chega à conclusão que o mundo é ininteligível para quem não tem um mínimo de conhecimentos geográficos (LACOSTE, 1997: 254). Concebendo o ensino da Geografia como um processo de alfabetização, Douglas Santos encara o professor de Geografia como um alfabetizador, no sentido mais amplo que tal expressão possa ter (SANTOS, 1996: 42) e num país como Moçambique (em desenvolvimento) este processo ainda se torna mais útil e fundamental. |
Peerreviewed: | Não |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CEI-CRN - Comunicações a conferências nacionais |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.