Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/7687
Author(s): Silva, Miriam Elisabete Pino
Advisor: Marques, Sibila
Date: 2013
Title: ATIVA: os efeitos de uma atividade de leitura na saúde mental das pessoas idosas através da ativação de estereótipos de envelhecimento
Reference: Silva, M. E. P.(2013). ATIVA: os efeitos de uma atividade de leitura na saúde mental das pessoas idosas através da ativação de estereótipos de envelhecimento [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7687
Keywords: Envelhecimento
Pessoa idosa
Estereótipo
Declínio cognitivo
Bem-estar
Aging
Older people
Stereotypes
Cognitive decline
Well-being
Abstract: Este estudo tem como objetivo principal verificar o impacto da ativação de estereótipos de envelhecimento no desempenho cognitivo e no bem-estar das pessoas idosas através de uma atividade de estimulação cognitiva. Para tal, conduziu-se uma experiência seguindo os moldes de uma atividade de leitura, onde foram apresentadas a pessoas idosas (n=60) três histórias que primavam estereótipos positivos, negativos ou neutros. Utilizou-se um instrumento para avaliar o desempenho cognitivo das pessoas idosas – Mini- Mental State Exam de forma a compreender o impacto da ativação dos estereótipos de envelhecimento no desempenho cognitivo dos participantes - e uma medida de bem-estar subjetivo. Os resultados deste estudo mostraram que ocorre a ativação dos estereótipos de envelhecimento durante uma atividade de leitura típica de um Programa de Estimulação Cognitiva e que esta ativação tem efeitos significativos sobre o bem-estar das pessoas idosas. Estes resultados são discutidos à luz da literatura sobre Programas de Estimulação Cognitiva para as pessoas idosas.
This study aims to verify the impact of the activation of stereotypes of aging on the cognitive performance and well -being of the elderly by using a cognitive stimulation technique. To this end, we conducted an experiment following the structure of a reading activity where we presented three stories where we primed older people (n=60) wither with positive, negative or neutral stereotypes. We used an instrument to assess cognitive performance of the elderly - Mini - Mental State Exam in order to understand the impact of activation of stereotypes of aging on the cognitive state of the participants - and a measure of subjetive well-being . The results of this study showed that the reading activity activated aging stereotypes and that this had an effect on the subjetive well-being of participants. However, we did not find evidence of effects on the cognitive performances of older people. These results will be discussed having in consideration the literature on cognitive stimulation activities for older people.
Degree: Mestrado em Psicologia Social da Saúde
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_miriam_pino_silva.pdf1,31 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.