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http://hdl.handle.net/10071/7668
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Title: Intervenção sobre os comportamentos sexuais problemáticos de crianças, direcionada aos técnicos do contexto institucional
Authors: Pinto, Joana Sofia Marques
Orientador: Barata, Maria Clara
Agulhas, Rute
Keywords: Sexualidade infantil
Programas de intervenção comunitária
Contexto institucional
Childhood sexuality
Programs of community intervention
Institutional care
Issue Date: 2013
Citation: PINTO, Joana Sofia Marques - Intervenção sobre os comportamentos sexuais problemáticos de crianças, direcionada aos técnicos do contexto institucional [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2013. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/7668>.
Abstract: Os comportamentos sexuais problemáticos têm fortes implicações no desenvolvimento social, emocional e comportamental da criança. Na literatura internacional, apesar de existirem intervenções e estudos na área dos comportamentos sexuais de crianças em contexto institucional, são poucas as intervenções direcionadas aos técnicos. No entanto, a falta de conhecimento, assim como a sua dificuldade em lidar com este tipo de comportamentos, mais concretamente no contexto institucional, é evidente. Neste estudo visámos desenvolver, implementar e avaliar um programa de intervenção sobre comportamentos sexuais problemáticos direcionado aos técnicos e auxiliares, aplicado no contexto institucional temporário. Este programa teve como objetivo promover um aumento de conhecimentos acerca dos comportamentos sexuais das crianças e uma maior perceção de autoeficácia no âmbito profissional. Assim, foi realizado um estudo de design semiexperimental que incluiu um grupo de controlo (N = 19) e um grupo de intervenção (N = 33), ambos avaliados antes e depois do programa, sendo que o grupo de controlo não beneficiou do programa de intervenção. O impacto do programa foi avaliado tendo em conta dois domínios gerais: o conhecimento sobre comportamentos sexuais problemáticos, através de uma escala e casos práticos, e a autoeficácia percecionada no âmbito profissional, através da Generalized Self-Efficacy Scale de Schwarzer e Jerusalem (1979). Os resultados indicam que o programa teve um impacto positivo significativo nos conhecimentos acerca dos comportamentos sexuais problemáticos das crianças, mas não no nível de autoeficácia. São discutidas as implicações dos resultados para um futuro desenvolvimento da pesquisa sobre intervenções para comportamentos sexuais problemáticos de crianças em Portugal.
Sexual behavior problems have strong implications for the social, emotional and behavioral development of children. In the international literature, although there are interventions for and research on sexual behavior problems in institutional care, few interventions are directed to institutional care professionals. However, the lack of knowledge of the professionals, as well as their difficulty in dealing with this kind of problematic behavior, specifically in institutional care, is clear. In this study we aimed to develop, implement and evaluate an intervention on sexual behavior problems directed at professionals and assistants, applied in the temporary institutional care context. The intervention aimed to increase the knowledge about the sexual behaviors of children and the perception of self-efficacy in the professional context. Therefore, the study had quasi-experimental design conducted included a control group (N = 19) and an experimental group (N = 33), both evaluated before and after the program, but the control group did not receive the intervention. The program impact was evaluated on two broad areas: knowledge about sexual behavior problems, using a scale and applied case studies, and perception of self-efficacy in the professional context, using the Generalized Self-Efficacy Scale by Schwarzer and Jerusalem (1979). The results indicate that the program had a significant positive impact on knowledge about children’s sexual behavior problems, but not on the level of self-efficacy. We discuss the implications of these findings for future development of research on interventions for sexual behavior problems of children in Portugal.
Description: Dissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores / PsycINFO Clasification Categories and Codes da Associação Americana de Psicologia: 3410 Professional Education & Training 2956 Childrearing & Child Care
URI: http://hdl.handle.net/10071/7668
Thesis identifier: 201063034
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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