Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/7615
Author(s): Almeida, Raquel Maló
Advisor: Cardoso, Gustavo Alberto Guerreiro Seabra Leitão
Date: 2012
Title: O impacto das tecnologias digitais na ópera
Reference: Almeida, R. M. (2012). O impacto das tecnologias digitais na ópera [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7615
Keywords: Ópera
Digitalização
Transmissão HD
Teatro Nacional de São Carlos
Opera
Digital capture
HD broadcast
Abstract: O presente trabalho visa lançar bases para uma reflexão sobre as consequências que o desenvolvimento de fatores tecnológicos produzem no seio das organizações culturais e em particular a forma como o advento da tecnologia digital introduziu alterações no processo de produção, distribuição e consumo de ópera. Com efeito, de entre os condicionantes endógenos e exógenos que determinam a adaptação da estrutura de uma organização, relevam os relacionados com a tecnologia, nomeadamente, o advento do digital e a possibilidade de captar conteúdos performativos, que dispõem de linguagens próprias seculares. É, pois, a análise deste fenómeno, da forma com foi percecionado e incorporado nas estratégias de desenvolvimento das casas de ópera e dos respetivos objetivos prosseguidos que se pretende plasmar na dissertação em apreço lançando, complementarmente, hipóteses de importação dos melhores modelos para o cenário português. Neste sentido, identificou-se a necessidade de recolha de informação sobre a adesão das principais casas de ópera mundiais à transmissão das suas récitas, em direto, para salas de cinema de todo o mundo, uma prática introduzida no mercado há cerca de seis anos e que rapidamente granjeou uma recetividade assinalável, quer por parte das estruturas de produção operática, quer dos exibidores cinematográficos. A recolha das melhores práticas a nível internacional neste âmbito tem como objetivo último a extração de conclusões passíveis de serem canalizadas para o Teatro Nacional de São Carlos, única entidade pública de produção de ópera em Portugal, que não apresentou até ao momento qualquer temporada de difusão digital da sua programação, independentemente de se tratar de um contexto geográfico nacional, ou internacional.
The purpose of this paper is to foster discussion about the consequences of technological development within cultural organizations, in particular the impact of digital technology on the production, distribution and consumption of opera. Among the endogenous and exogenous factors that lead to adjustments within the structures of a specific organization, one of the most relevant regards technology and the upcoming of digital technology and the prospect to digitally capture performing arts contents, which have had their own language for centuries. Therefore, the analysis of this phenomenon and the way it is perceived and has been introduced in the strategic development and goals of opera theatres are the matters that this paper intends to address as well as, additionally, to analyze the best models which may be subject to import to the Portuguese scenario. In this context, the need was felt to collect data in relation to services provided by opera houses on broadcasting operas live to movie theatres worldwide, launched about six years ago, that spread very quickly and was welcome both by production companies and cinema exhibitors. The benchmarking of best international practices aims to draw conclusions which may be useful for Teatro Nacional de São Carlos - sole Portuguese public opera production house -, which to date has not set forth any service or programme for the digital broadcast of shows and productions neither in a national scale nor in a more broad international scene.
Department: Departamento de Sociologia e Políticas Públicas
Degree: Mestrado em Gestão Cultural
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
master_raquel_malo_almeida.pdf
  Restricted Access
1,07 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.